Nos últimos 12 meses houve carros fora de linha que se valorizaram até 17,95%

A perda de valor de um modelo de carro no mercado, em muitos casos, leva o proprietário a procurar trocá-lo por um veículo de maior valor. A desvalorização de um carro pode ser causada pelo fim da produção deste veículo ou por grandes mudanças no modelo.

Quando um carro deixava de ser produzido, o normal era que o valor desse modelo no mercado dos usados e seminovos caísse. No entanto, após a pandemia este efeito se inverteu, os modelos que saíram de linha e entraram na pesquisa não foram desvalorizados, pelo contrário, tiveram preços mais valorizados.

De acordo com a pesquisa feita pela Webmotors, o Volkswagen Up acumulou 17,95% de valorização no último ano e em abril teve um máximo de 25,82%. Seguem na lista o Toyota Etios com 15,17%, o Ford Ka com 10,74%, o Chevrolet Montana 8,15% e, em quinto lugar, o Citroën C3 com 7,50%.

Essa inversão da situação pode ter ocorrido pela paralisação das montadoras de veículos, ao não contar com as peças necessárias. Outro possível motivo é o aumento na procura para comprar veículos, seminovos e usados, para evitar usar os meios de transporte público.

Quem compra um veículo fora de linha

Hoje em dia, os futuros proprietários de carros estão procurando veículos por questões de mobilidade, então o ponto do veículo estar fora de linha ou não, em muitos casos, passa a um segundo plano. Além disso, o fato de um veículo não ser mais produzido, não significa que automaticamente as montadoras deixam de oferecer as peças para esse modelo e a manutenção dele. O carro pode atender as necessidades do proprietário sem maiores inconvenientes.

Sim, é preciso considerar os gastos na oficina ou possíveis demoras para conseguir as peças em caso de reparação. Também, pode ser necessário procurar por seguros de carro mais baratos, considerando que ao aumentar o valor do veículo na Tabela Fipe e a disponibilidade das peças para a reparação, o prêmio do seguro pode aumentar.

Também é importante considerar os resultados passados que obteve o modelo no mercado. Por exemplo, o Volkswagen Up e os Chevrolet Celta e Prisma continuam muito valorizados no mercado porque tiveram muito sucesso quando estavam sendo fabricados.

Antes de vender um veículo fora de linha

Para vender um veículo, com esta condição, é preciso levar em conta que a desvalorização pode chegar a 35%, e a maior perda de valor se produz quando a montadora faz o anúncio do fim da produção. Outras considerações tem a ver com o mercado de veículos usados, além do valor da Tabela Fipe é importante conhecer o preço médio de venda do seu carro no mercado.

Na maioria dos casos, automóveis com poucos quilômetros rodados e em bom estado de conservação têm maior valorização no mercado, o que pode provocar o aumento do seu preço de venda, sempre que o vendedor consiga fazer acordos com boas condições. Estes fatores, nos casos de veículos que não foram tão populares no varejo, são indispensáveis.

Fonte: Mídia Bahia

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.