Locadoras fecharam o 1 º semestre de 2021 com 1.507 veículos elétricos

De acordo com a ABLA, o primeiro semestre de 2021 fechou com a marca exata de 1.507 veículos elétricos disponíveis nas locadoras. Os dados foram levantados por meio do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O segmento dos automóveis representa a maior parcela deste montante. Ou seja, foram levantados 769 unidades de carros elétricos licenciados por empresas de aluguel de veículos.

 

carro elétrico
Caoa Chery Arrizo 5E. Foto: reprodução

 

Vale ressaltar que a pesquisa considerou veículos elétricos do segmento de automóveis, comerciais leves, caminhões, ciclomotores, ônibus e motos. Conforme mencionado, os carros elétricos correspondem à maior parcela (769). Em seguida, vêm os ciclomotores (141) e as caminhonetes  elétricas (116).

Além disso, a pesquisa aponta 86 motonetas, 61 motocicletas elétricas e 98 ônibus elétricos no setor de locação de veículos. Por exemplo, ciclomotor Dayang Ecooter E1S conta com 138 unidades nas locadoras. Enquanto isso, no segmento de ônibus eletrificados, o BYD E5 é o “líder”, com 100 unidades.

Elétricos por regiões do Brasil

Outro dado levantado pela pesquisa mostra a quantidade de veículos elétricos em locadoras em 2021 por regiões do Brasil. São Paulo é o estado que tem a maior parte da frota eletrificada do setor (767 unidades).

Em seguida vem Minas Gerais (378) e Paraná (119 unidades de veículos elétricos). Então, o Distrito Federal (65) e o Rio de Janeiro (51 unidades). Por fim,  Santa Catarina, com 40 unidades de veículos eletrificados durante o 1 º semestre do ano.

“Para não perder o bonde da história, as locadoras precisam seguir atentas ao avanço da presença dos elétricos”, ressalta o presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior, sobre dados. De acordo com o presidente da Associação, os dados mostram a aprovação das pessoas em relação aos veículos elétricos.

“As locadoras estão sendo cada vez mais incluídas entre os principais players de mobilidade urbana. Isso implica em necessidade de nos ajustarmos ainda mais rapidamente às novas tendências”, completa o dirigente da associação.

Sobre o Leaf; o carro elétrico da Nissan

O Nissan Leaf foi lançado no Brasil em 2019. O modelo, atualmente, pode ser encontrado a partir de R$239.900, com motor elétrico de 110 kw (ou 149 cv) a 9.795 rpm. Já a bateria é de 40 kw/h e é capaz de rodar por 240 km com uma carga total.

Para carregar é possível usar carregador portátil. Ou, então, o Wallbox – um ponto de recarga de parede, que é vendido separadamente do modelo. Além disso, destaque para o modo ECO do Nissan Leaf que limita o motor, a fim de economizar bateria e gerar mais energia nas frenagens.