Mobi ganha ânimo com novo motor

Subcompacto da Fiat tem nova versão, a Drive, que é ofertada com o Firefly de três cilindros; há ganhos em desempenho e consumo

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Criticada por ter lançado o Mobi com uma motorização considerada ultrapassada em relação aos concorrentes, o 1.0 Fire, a Fiat resolveu dar novo fôlego ao seu subcompacto, passando, menos de sete meses depois, a equipá-lo com o novo motor 1.0 Firefly, de três cilindros. Mas, por enquanto, a novidade está restrita a apenas uma versão, a Drive, tabelada com preço inicial de R$ 39.870. A nova configuração deve representar 20% do mix de vendas do modelo, do qual a Fiat espera vender uma média de 4.300 unidades por mês no ano que vem.
Motorização
O motor Firefly é o mesmo que equipa o Uno desde setembro. Ele é um 1.0 de três cilindros, mas tem seis válvulas, ao contrário dos concorrentes, que têm 12. De acordo com a Fiat, essa opção se deu, pois, majoritariamente, o uso do Mobi é urbano, o que requer força em baixas rotações para uma condução mais agradável. Executivos da montadora garantem que ele é que tem mais torque na categoria. Ele ainda traz outras soluções como o comando de válvulas único, porém variável, bloco de alumínio – que reduz o peso e permite que a temperatura ideal seja atingida mais rapidamente – e dispensa o ultrapassado tanquinho auxiliar de partida a frio, entre outras, para incrementar o desempenho e reduzir o consumo. Também houve a adoção do sistema start-stop, que desliga e religa o motor automaticamente no trânsito, e da direção com assistência elétrica.
Assim, ele desenvolve potência de 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol). Em relação às versões com o motor 1.0 Fire, a potência é praticamente a mesma, com ganho apenas no etanol. Mas em relação ao torque, ele tem 1 kgfm a mais em rotação mais baixa.
De acordo com números divulgados pela montadora, o consumo urbano é de 13,7 km/L com gasolina e 9,6 km/L com etanol. Na estrada, esses valores são de 16,1 km/L e 11,3 km/L com os mesmos combustíveis, respectivamente. Para efeito de comparação dentro da própria linha, o Mobi Like On, equipado com o motor Fire 1.0, faz, na cidade, 12,7 km/L com gasolina, e 8,8 km/L com etanol. Na estrada, os números são de 14,3 km/L e 9,9 km/L.
Pacote
Além do novo motor, o Mobi Drive incorporou alguns itens de série em relação à versão Like (tabelada em R$ 38.470) como os já citados sistema de pré-aquecimento do combustível para partida a frio (HCSS), e direção com assistência elétrica e função City – que a deixa ainda mais leve a até 40 km/h. Acrescenta também tela de LCD ao painel de instrumentos ao pacote que já tinha ar-condicionado, vidros elétricos na frente e travas elétricas, entre outros.

Pacote de opcionais a partir de R$ 4.500

A Fiat oferece dois pacotes de opcionais para o Mobi Drive. Eles trazem o mesmo conteúdo: faróis de neblina, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, alarme com telecomando, rodas de liga leve de 14 polegadas, retrovisor elétrico com seta integrada e sistema tilt down – que aponta automaticamente o retrovisor direito para baixo quando a ré é engatada.
Eles se diferenciam apenas no sistema de multimídia. Por R$ 4.500, ele inclui o rádio Connect, com bluetooth e entradas USB e auxiliar. Por R$ 4.600, o sistema é o Live On, que, por meio de um app, transforma um smartphone comum na central multimídia do veículo, que pode ser acessada pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional. Neste caso, o smart-phone fica preso a um suporte regulável no centro do painel e também inclui rádio, independentemente se o celular tem esse recurso ou não.
Fonte: O tempo
 

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