Fabricante faz recall de peças de direção de 34 modelos de carro

recall

De Folha Online

A empresa de autopeça SKF do Brasil está convocando varejistas, mecânicos e também proprietários de veículos que receberam um determinado lote de peças de reposição do sistema de direção da marca a comparecerem à oficina onde foi realizada a troca para verificação e substituição do componente.
 
No comunicado, a empresa informa ter constatado que a peça envolvida – articulações axiais – neste chamado pode se romper integralmente, principalmente em ocasiões de manobra do veículo, causando perda da dirigibilidade e acidentes, com riscos de danos físicos e materiais ao condutor, ocupantes e terceiros.
 
O recall envolve 34 modelos de automóveis, incluindo importados, como o Volkswagen Bora e o Ford Explorer, e modelos que já saíram de linha há décadas, entre eles os Fiat 147, Oggi e Panorama.
 
Os demais modelos são: (Audi) A3; (Fiat) Brava, Elba, Fiorino, Idea, Pick-up, Premio, Siena, Strada, Tempra e Uno; (Ford) Courier, EcoSport, Escort, Fiesta, Ka e Ranger; (Chevrolet) Agile, Celta, Corsa, Classic, Meriva, Montana, Prisma e Tigra; (Volkswagen) modelos Golf e New Beetle.
 
As peças problemáticas estão no lote VKY 49 com finais 04, 05, 13, 15, 24, 25, 34, 36, 37, 58, 59, 70, 73, 77 e 81, adquiridas no mercado de reposição de autopeças a partir de novembro de 2013, fabricadas entre 23 de agosto a 3 de novembro do ano passado, com código de fabricação 0813, 0913 e 1013.
 
A articulação axial tem a função de ligar a cremalheira aos terminais de direção, possibilitando movimentos angulares ascendentes e descendentes da suspensão.
 
Procurada pela reportagem, a SKF informa que está levantando o número de peças afetadas. Segundo montadoras, o caso deverá ser resolvido diretamente com a autopeças, que promete administrar a campanha de recall.
 
A empresa disponibiliza o telefone 0800-141-152, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o email [email protected] e o site www.skf.com.br para mais informações. O serviço é gratuito, e o tempo estimado para a substituição da pela no carro é de duas horas.
 
Fonte: Portal do Trâansito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.