Em tempos de aumento de combustível, empresas apostam em gestão de abastecimento para garantir economia

noticia_bomba de gasolina benzeno

O Banco Central deu péssimas notícias para os consumidores recentemente. Anunciou que a gasolina e a energia elétrica devem ter altas expressivas ainda em 2015. O aumento da energia foi estimado em 41% e o da gasolina deve superar a casa dos 9%. Diante dessa realidade, empresas de todos os portes buscam alternativas para melhor gerir seus negócios e economizar.
Para auxiliar a reduzir e controlar os gastos com combustível há no mercado ferramentas de gestão que podem proporcionar economia de até 20% nos custos com abastecimento para empresas. Dois exemplos distintos de negócios adotaram soluções de gestão de frotas em busca da redução de despesas. São os casos da Luck Receptivo, sediada em Recife e Uniforte Engenharia e Construtora, com unidades em várias cidades no estado de S. Paulo, que já contabilizam economias consideráveis de combustível com o uso da gestão de abastecimento.
Essa ferramenta pode ser uma grande aliada para o negócio, porque além de trazer economia e maior controle para a operação, também auxilia na segurança das operações de abastecimento. O Grupo Luck Receptivo, tradicional empresa de turismo do Nordeste do Brasil, que atua desde 1960 em estados como Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, sabe muito bem da importância de uma boa administração dos gastos com combustíveis.
Sua frota de 47 veículos percorre mensalmente, em média, 380 mil quilômetros. A empresa transporta até 1000 pessoas por dia em roteiros turísticos e traslados. Consome cerca de 70 mil litros de combustível, o que gera uma despesa de mais de 200 mil reais mensais. Para administrar essa operação, a Gerência de Manutenção da Luck Receptivo precisa controlar com pulso firme e tecnologia os abastecimentos.
Por isso, há um ano, a matriz da Luck Receptivo, sediada em Recife, adotou o módulo Abastecimento da ValeCard, empresa fornecedora de soluções completas e integradas para gestão de frotas. Esse controle seguro do abastecimento que evita desvios permite à Luck Receptivo uma economia de mais de 5%. Benefício que é somado a todas as vantagens que a utilização dessa ferramenta oferece para as empresas que trabalham com frotas de todos os portes.
Para o gerente de Manutenção da Luck Receptivo a Gestão do Abastecimento é uma grande aliada na administração da frota da empresa em Pernambuco. Ele ainda destaca que é importante as empresas buscarem produtos e soluções adequadas ao seu perfil de negócio. “Optamos pela ValeCard porque ela entende nossas necessidades e tem as soluções que necessitamos”, conclui Alvaro Manoel Pereira.
Maiores controle e confiabilidade
Há 17 anos no setor de engenharia, manutenção de obras civis e área industrial, a Uniforte Engenharia e Construtora também adotou a ferramenta de gestão para administrar a frota de veículos devido ao maior controle de custos e confiabilidade de informações.
Segundo Wagner Martins Dias, responsável pela gestão de frota da filial em Suzano, antes da implementação da ferramenta, o controle de abastecimentos era realizado por meio de vales de autorização, que ficavam sob a responsabilidade de líderes de frente de obra e algumas pessoas do departamento administrativo. Hoje, com o sistema de abastecimento da ValeCard, a Uniforte tem as contas centralizadas e controladas, identifica anomalias com mais rapidez, ganha em agilidade na conferência de notas fiscais e no processo, visto que cada motorista se tornou responsável pelo próprio abastecimento.
Com mais de 55 mil quilômetros percorridos em um mês, pela frota de 26 veículos e três máquinas, com as soluções da ValeCard na gestão de frotas, a Uniforte ganhou em praticidade na geração de relatórios, na centralização de contas em uma única fatura, além de contabilizar uma economia de cerca de 10%.
Entre os benefícios da ferramenta de gestão de Abastecimento comercializada pela ValeCard, está a centralização dos custos em uma única conta, oferecendo informações de valores, datas, volumes em litros, tipo de combustível, postos onde as compras foram realizadas, gerando informações para a tomada de decisões. Em média, esse sistema de controle e gestão gera economia de 20% no custo de combustível para as empresas.
Sobre a ValeCard
A ValeCard faz parte do Grupo Valepar, empreendedor 100% brasileiro, composto por cerca de 1,2 mil colaboradores diretos e indiretos, que atendem cerca de 40 mil clientes em todo o território nacional, nos setores de meios eletrônicos de pagamento, gestão de frota e de benefícios, entre outros.
O grupo conta com aproximadamente 100 mil estabelecimentos comerciais credenciados e mais de 3 milhões de cartões emitidos, ficando entre as cinco maiores empresas brasileiras do setor de meios de pagamento. Suas soluções e serviços atendem aos mais diversos setores.
 
Fonte: R7

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.