Como é a desvalorização dos 20 carros mais vendidos do país?

Automóvel no Brasil é, muitas vezes, investimento: a segunda compra mais importante na vida de uma pessoa. Por isso mesmo, a desvalorização é sempre um item que preocupa quem vai comprar carros 0 km. Por esta razão, AutoPapo e KBB, empresa especializada em avaliação e pesquisa do mercado automotivo, trazem a lista dos veículos que menos perdem valor de mercado.

O levantamento levou em consideração os 20 carros mais vendidos do país, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave, e sua desvalorização nos últimos três anos (de agosto de 2017 a agosto de 2020).

Porém, para os automóveis que ganharam nova geração recentemente (casos de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla, por exemplo), o período para cálculo variou de seis a 12 meses – os veículos em questão estão destacados com asterisco.

O estudo levou em conta o preço 0 km original do carro em comparação com o valor de revenda atual do mesmo veículo seminovo. A desvalorização se refere à média por modelo, a partir do cálculo das diferentes versões que o carro possa ter. No caso das picapes, foram separadas as cabine simples das versões com cabine estendida ou dupla.

Índice de desvalorização dos 20 carros mais vendidos do país:

1. Chevrolet Onix*

chevrolet onix 2020 hatch visto a partir da dianteira
Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo
  • Desvalorização: – 7,32%

O carro mais vendido do país também é o que menos perde valor. Verdade que o compacto, que ganhou nova geração em 2019, é uma das exceções deste levantamento, com cálculo em cima dos últimos meses.

Mesmo assim, o Onix mantém a baixa perda de mercado que marca a linha desde seu lançamento, em 2011 – a geração antiga tem desvalorização superior a 15%.

2. Renault Kwid

renault kwid outsider frente
Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo
  • Desvalorização: – 7,86%

O subcompacto da Renault tem pouco tempo de mercado, já teve envolto em vários recalls, mas mesmo assim se vale do custo/benefício e das boas vendas para ser um dos carros com mais baixa desvalorização. Em três anos, deprecia menos de 8% – pouca coisa a mais que o Onix.

O baixo custo de manutenção ajuda o carrinho a ter boa aceitação entre os seminovos.

3. Chevrolet Tracker*

Chevrolet Tracker Premier 2021 na cor azul de frente a 45º
Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo
  • Desvalorização: – 9,79%

Ele acabou de chegar ao mercado e por isso é um dos carros que têm a desvalorização calculada nos últimos meses. Porém, para um SUV compacto que acaba de ganhar nova geração, com bastante equipamentos, motor turbo e preços mais altos do que a base do segmento, sua depreciação abaixo dos 10% surpreende.

4. Chevrolet Onix Plus*

Chevrolet Onix Plus Premier foto Alexandre Carneiro
Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo
  • Desvalorização: – 9,91%

Com um ano de mercado, o sucessor do Prisma confirma a baixa desvalorização que os sedãs da General Motors tradicionalmente costumam ter.

O fato de ter chegado com bom custo/benefício, preço inicial agressivo e variedade de versões ajudou o Onix Plus a ser um dos mais vendidos da categoria, e também um dos que menos perde valor.

5. Volkswagen T-Cross

vw t cross 200 tsi at alexandre carneiro 8
Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo
  • Desvalorização: – 10,32%

O SUV da Volkswagen é o primeiro a ultrapassar a casa dos 10% de depreciação, mas assim mesmo é o quinto que menos perde valor entre os líderes de mercado.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.