Carro sem motorista cria corrida por especialista

motorista

As fabricantes de carros de luxo alemãs BMW, Mercedes-Benz e Audi estão buscando atrair especialistas em software sob a ameaça de companhias de tecnologia, como o Google, ultrapassá-las na corrida para desenvolver um carro sem motorista.
Conhecimento em software se tornou um novo campo de batalha para as montadoras de veículos, com carros precisando de linhas de códigos que conectem motor elétrico, smartphones e freios quando o sistema de radar identificar um obstáculo à frente.
“O que as companhias de carros estão fazendo é contratar pessoas, geralmente, fora do setor automotivo. Algumas companhias, há alguns anos, não tinham um departamento de carro conectado”, disse o presidente-executivo da Magma People, Malcolm Earp.
Em agosto BMW, Audi e Mercedes disseram que vão investir cerca de € 2,5 bilhões (US$ 2,8 bilhões) para comprar a divisão de mapas digitais da Nokia, ultrapassando rivais de tecnologia em um dos serviços considerados chave para o futuro dos carros sem motorista.
No último exemplo de cruzamento entre os setores de tecnologia e automóveis, o Google nomeou o veterano John Krafcik, ex-presidente-executivo da Hyundai Motors America para conduzir seu projeto de carro autônomo.
A equipe da BMW cresceu 6,2%, para 119.489 pessoas no final de junho, com a promessa da montadora de continuar recrutando para ajudar “no desenvolvimento de tecnologias”.
Na Audi, houve alta de 8% nos postos de trabalho entre janeiro e junho, para 81.640 funcionários. Amontadora planeja incorporar mais 6.000 empregados para “apoiar o desenvolvimento de tecnologias pioneiras e expandir instalações internacionais”.
A controladora da Mercedes, a Daimler, afirmou que o quadro de funcionários cresceu 1,6% no primeiro semestre do ano, para 284.441 trabalhadores. Em junho, a Daimler Trucks comprou a fornecedora de informações de telemetria Zonar Systems para ajudar no lançamento de serviços como diagnóstico de veículos por satélite.
Fonte: Folha de São Paulo – Impresso

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.