Blindagem Opaca

No momento de uma discussão a respeito da realização de uma blindagem, mesmo aqueles que não dominam totalmente o assunto, acabam opinando a respeito das melhores opções de sua composição, sempre com foco nos vidros blindados.

A discussão a respeito da blindagem, quase sempre é centrada em torno da espessura e outros atributos dos vidros blindados. Aspectos como marca e modelo, espessura e até mesmo o prazo de garantia do vidro blindado, são determinantes na formação de uma espécie de “grife” do carro blindado.

É óbvio que, apesar do trocadilho, a parte mais visível da blindagem aplicada ao veículo, é aquela transparente, ou seja, os vidros blindados. De fato, quando da ocorrência de alguma abordagem que tenha resultado em disparos contra o veículo, como os alvos sempre são os ocupantes, via de regra as áreas mais atingidas tendem a se concentrar nas regiões dos vidros.

No entanto, a parte opaca da blindagem (aquela não transparente), que não é visualizada pelos usuários de um veículo blindado por estar atrás dos acabamentos, é de suma importância. A maior parte da blindagem aplicada a um veículo é composta exatamente pela parte opaca e não, pelos vidros blindados.

Os materiais mais empregados no mercado para a composição da parte opaca da blindagem, são as mantas de aramida. As mantas de aramida podem apresentar algumas variações que determinam a sua qualidade, como o material utilizado na sua confecção e a quantidade de camadas que as compõem.

Diferentemente dos vidros blindados, normalmente as mantas de aramida não são visualmente identificáveis com facilidade, dificultando a avaliação de sua procedência e o consumidor deve estar atento.

Segundo Henrique Candia, engenheiro especialista da empresa DUPONT™, maior fabricante de fibra de aramida, sob a marca Kevlar®, existem fabricantes de aramidas genéricas que utilizam indevidamente a marca Kevlar® para promover seus produtos. Contudo, tais aramidas genéricas, não têm o mesmo desempenho balístico que as mantas originais feitas de Kevlar®. A única garantia de procedência é a contratação das empresas de blindagem que trabalham 100% de seu volume com suas mantas de aramida feitas de Kevlar®.

Por este motivo, como temos sugerido em praticamente todas as matérias que dizem respeito à blindagem de um veículo, antes de fechar negócio, visite as blindadoras, conheça a estrutura técnica das mesmas, bem como conheça os materiais que empregam e suas formas de aplicação.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.