Baidu mostra seu primeiro carro-robô e revela o aplicativo de pedidos Robotaxi

A gigante chinesa de buscas Baidu há muito desenvolve tecnologia de veículos automatizados em colaboração com outras empresas, incluindo montadoras locais. Nesta semana, ele mostrou seu próprio protótipo de veículo robótico capaz de transportar passageiros sem a necessidade de motorista. Nada foi relatado sobre as perspectivas de sua produção em massa.

Várias empresas gostam de se intrigar com esses conceitos. Os protótipos são usados ​​para mostrar as capacidades tecnológicas, mas para o Baidu é mais uma visão da evolução da indústria de viagens. O robô-móvel recebeu portas de asa de gaivota levantadas e um grande display na cabine para entreter os passageiros durante a condução, e o chefe da empresa, Robin Li, ocupou o lugar lá dentro. O que não há dúvida é o uso de processadores Kunlun proprietários, que foram desenvolvidos pela divisão Baidu, para criar esses automóveis. A propósito, a produção da segunda geração desses chips AI usando a tecnologia de processo 7nm começou recentemente.

Se as perspectivas para o aparecimento de um veículo de marca nesta forma são muito vagas, então os táxis robóticos baseados em veículos de produção existentes já estão sendo testados em várias cidades na China em uma área limitada. O aplicativo de chamadas de táxi proprietário da Apollo Go foi renomeado para Luobo Kuaipao esta semana. Em algumas cidades chinesas, os táxis robóticos começarão a ser amplamente explorados nos próximos dois anos. O Baidu não menciona o custo desse serviço, mas muitos especialistas do setor acreditam que, a longo prazo, eliminar o trabalho dos motoristas reduzirá o custo da viagem. A montadora BAIC é parceira do Baidu na implantação de uma frota de táxis robóticos na China e, nos próximos três anos, deve fornecer cerca de mil táxis.

Fonte: Avalanche Notícias

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.