Prefeitura de Porto Alegre estuda implantação de aluguel de veículos

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio de um grupo de trabalho, estuda implementar um sistema de compartilhamento de carros na capital do Rio Grande do Sul. O serviço será semelhante ao BikePoa, no qual usuários podem alugar bicicletas em estações distribuídas pela cidade.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, o grupo de trabalho deve apresentar a proposta para o prefeito José Fortunati até o final do mês de janeiro. Depois, ela será encaminhada à Câmara de Vereadores para ser votada. A partir daí, empresas poderão apresentar propostas para administrar o sistema.
Cappelari, que coordena o grupo, diz que o serviço deverá utilizar carros elétricos, que serão recarregados nas próprias estações. E o aluguel dos veículos não poluentes será via aplicativo de celular. “Vamos utilizar a tecnologia existente. Algumas empresas já apresentaram interesse no projeto”, disse ao G1.
Ele espera que o sistema entre em operação ainda em 2016. Em caso de multa por infrações de trânsito, Cappellari observa que os trâmites legais ficarão a cargo da empresa.
“Quem operar o sistema vai ter o controle sobre o cadastro dos usuários. Então, ao receber a autuação, vai comunicar quem era o motorista no momento do flagrante.”
Do G1.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.