Fiat e Petrobras fazem parceria para pesquisas sobre combustíveis e motores

Fiat e Petrobras vão trabalhar em conjunto para pesquisas de novas tecnologias e processos para combustíveis e motores com menor emissão de poluentes. A parceria foi firmada em memorando na sexta-feira (31/01) no Rio de Janeiro. Pelo convênio, pesquisadores das duas empresas vão trocar informações técnicas e realizar estudos em conjunto.
“Nesta primeira etapa, iremos identificar objetos de interesse conjunto para a realização de projetos de P&D. A Petrobras acumula grande experiência no desenvolvimento de novas tecnologias em combustíveis e, com certeza, tem muito a contribuir com os estudos para as inovações na fonte energética dos motores”, afirmou o diretor de Engenharia Powertrain da Fiat Chrysler para a América Latina, Paolo Ferrero.
A parceria tem prazo de cinco anos, com renovação pelo mesmo tempo. Há uma cláusula de sigilo, para evitar o ‘vazamento’ de novas tecnologias antes do momento.
“Trabalhar em parceria com os fabricantes de veículos é fundamental para que possamos garantir o melhor desempenho dos nossos combustíveis nos motores, com crescente eficiência econômica e ambiental”, disse Oscar Chamberlain, gerente geral de Pesquisa & Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis, do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).
Por Thiago Ventura, do Vrum.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.