Você quer aumentar sua base de clientes? Você precisa aumentar sua frota? Você quer reduzir custos operacionais?

Você já pensou em adquirir uma empresa concorrente? Sim, adquirir uma empresa já constituída, que já possui frota estabelecida, que já possui uma base de clientes cadastrada, pode ser uma forma muito mais rápida de expandir seu negócio.
Conhecidas como fusões e aquisições, as operações de compra de empresas costumam ter como objetivo, no caso de uma fusão, a junção de esforços para redução de custos e aumento da atuação no mercado e, no caso de aquisição, o crescimento de quem compra ou a diminuição da concorrência.
Ao adquirir uma empresa, a compradora trará para dentro de si o patrimônio daquela que está sendo comprada. Com isso, ela incorporará a base de clientes, os veículos que pertenciam àquela empresa e também os pontos comerciais em que a empresa atuava.
Mas quais as vantagens isso pode trazer? De início, obviamente, um rápido aumento na capacidade de atendimento de novos clientes (pois terão mais veículos e mais pontos de atendimento disponíveis) além do aumento da base de clientes, gerando aumento de receitas. Porém, além disso, pode-se ganhar em escala e logística, reduzindo custos de operação – o que aumentará o lucro.
Por exemplo: imagine que uma locadora de São Paulo tem interesse em expandir sua operação no Paraná. Qual é o caminho mais fácil: iniciar uma busca por pontos comerciais e negociação para aquisição de novos veículos, ou, se unir ou adquirir uma empresa que já atua no Paraná e que já possui vários estabelecimentos e uma frota já em operação? Com a aquisição de uma empresa que já atua no Paraná, a empresa de São Paulo poderá entrar rapidamente no mercado paranaense e melhorar sua distribuição logística, reduzindo custos operacionais.
Evidentemente, diversas questões jurídicas precisam ser analisadas para evitar problemas futuros, tais como dívidas que a empresa que vai ser adquirida possui, passivos trabalhistas e tributários e a situação de seus contratos, sejam de locação de imóveis, leasing ou financiamento de veículos e, também, os contratos com clientes empresariais.
Essa análise jurídica é realizada num processo conhecido como due diligence, onde estas questões jurídicas serão avaliadas para que o comprador saiba o que está comprando e possa mensurar eventuais riscos ligados à operação.
Além disso, costuma-se elaborar um valuation, um estudo que visa determinar o valor real da empresa que está sendo adquirida, com base em suas informações financeiras e contábeis, aliadas às informações de seu mercado de atuação e seu funcionamento em relação a este mercado. Isso tudo para que as partes possam negociar um preço justo.
E você, já pensou em expandir seu negócio rapidamente, ganhando escala, mais clientes, mais veículos e reduzindo custos?
A BUYSell, especializada na intermediação de compra e venda de empresas pode lhe auxiliar nesta análise.
 
Por Bruno Accorsi Saruê
Sócio na Bruno Accorsi Saruê Advocacia Empresarial, especializado em operações societárias e parceiro A BUYSELL.
 
Mais sobre A BUYSell:

Novo segmento da AUDIT Consult, empresa de consultoria com 20 anos de experiência em Locadoras de Veículos, agora especializou-se em Fusões & Aquisições de empresas, possuindo consultores associados também experientes em Valuation de locadoras.
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