Quanto pesa uma blindagem nível III-A

O tema “quanto pesa uma blindagem nível III-A”, parece ser bastante controverso em relação às informações que circulam no mercado.

De fato, o projeto de blindagem e os materiais utilizados por cada blindadora, determinam o peso agregado pela blindagem, no entanto, o item de maior peso aplicado ao veículo é o set de vidros com propriedades balísticas, os chamados vidros blindados.

Para que tenhamos uma referência de comparação entre os modelos de vidros aplicados em um veículo durante a blindagem, seguem os parâmetros para uma blindagem de nível III-A, a mais comum encontrada no mercado:

Vidros tradicionais (21 mm) : 46Kg/m2
Vidros mais leves : 38Kg/m2

Selecionamos um veículo Sedan (Toyota Corolla) e um veículo SUV médio (Jeep Compass), para demonstrar somente o peso total agregado pelos vidros blindados.

Vale ressaltar que o volume de aramida, aço, ou outro material empregado na blindagem irão variar de acordo com o projeto de blindagem e não estão contemplados no estudo abaixo. A partir dos parâmetros citados, podemos concluir através dos exemplos que, para o nível de blindagem III-A, somente o set de vidros balísticos agregam a cada veículo o peso indicado na última coluna do estudo apresentado, já descontado o peso dos vidros originais.

peso da blindagem comparativo

 

Além dos vidros, como mencionado, serão agregados materiais como aço e aramida nas seguintes proporções:

Fibra de aramida : 4Kg/m2
Aço inoxidável AISI 304: 22Kg/m2

Portanto, pelo que pudemos apurar junto a algumas blindadoras, estes outros materiais que irão compor a blindagem chamada opaca, agregarão além dos vidros, aproximadamente mais cerca de 80Kg a 130 Kg ao veículo, conforme projeto e tipo de carroceria.

Fonte: Portal Blindados

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.