Qual a função do Conselho Fiscal do SINDLOC-MG?

Formado pelos diretores Frederico Fonseca de Barros (Barros & Braga Loc. de Veículos), Gustavo Penna (Locarcity Rent a Car), Leonardo Soares (Yes Aluguel de Carros) e Marco Aurélio Gonçalves Nazaré (M&M Rent a Car), o conselho fiscal do SINDLOC-MG atua na fiscalização e planejamento do sindicato.
Uma atividade fundamental, mas pouco percebida no cotidiano. “É um trabalho de bastidores. De muita atenção e cuidado”, lembra Leonardo. “Nós revisamos e aprovamos as contas e os balanços do SINDLOC-MG. Avaliamos a situação financeira atual e fazemos previsões para o cenário nos próximos meses. Nosso trabalho é de uma auditoria interna nas contas”, explica Gustavo Penna.
Com reuniões mensais, o conselho fiscal analisa planilhas e notas fiscais, avalia todas as receitas e despesas, acompanha o percentual dos inadimplentes, verifica as novas associações e as saídas de locadoras do corpo de filiadas, sugere reformulações em custos e investimentos e também opina sobre medidas futuras da entidade. O Conselho ainda faz reuniões periódicas com a contabilidade para enxergar bem a situação contábil do sindicato. Além disso, uma função importantíssima é executa pelo conselho: fiscalizar e garantir o cumprimento dos deveres do sindicato enquanto entidade representativa. “Tudo isso com o objetivo de resguardar a saúde financeira do SINDLOC-MG”, afirma Gustavo.
Segundo Leonardo Soares, o conselho também recomenda alguns cortes de despesas, troca de fornecedores, avalia as pesquisas de preços. “Por fim, o Conselho Fiscal dá um parecer de aprovação ou não das contas trimestralmente”, lembra. Todos os passos dados pelo conselho são direcionados a partir das diretrizes da gestão e por isso os encontros entre os membros são sempre harmônicos e com poucos desacordos. “A gente já trabalha junto há alguns anos. Por isso, o comportamento do Conselho é sempre tranquilo. A gente confia muito um no outro e isso tem sido uma fórmula de sucesso no cotidiano dessa atividade”, diz Leonardo.
Da Revista SINDLOC-MG.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.