Prefeitura do Rio de Janeiro tenta proibir Uber na cidade

Após ter sido aprovado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro em 16 de novembro, o projeto de lei municipal de número 1.362 foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes na última sexta-feira, 25. A lei proíbe o transporte particular remunerado de passageiros e, por consequência, as atividades da Uber na cidade.

A proposta havia sido aprovada em votação por 32 dos 41 vereadores presentes na sessão do dia 16. Antes disso, em 2015, os parlamentares já haviam votado uma outra decisão pelo fim da Uber na cidade. Na época, o prefeito Eduardo Paes também apoiou os vereadores.

“Agora é olhar para o futuro e buscar uma melhor qualificação dos táxis da cidade”, disse Paes na ocasião. O atual prefeito carioca deixa o cargo em 31 de dezembro. Contudo, uma decisão judicial do dia 5 de abril deste ano pode dar uma sobrevida aos motoristas parceiros da Uber em atividade atualmente no Rio.

A Justiça do Rio concedeu uma liminar que autorizava os motoristas credenciados a continuarem trabalhando normalmente, contra a decisão da Câmara do ano passado. A vereadora Vera Lins (PP), autora do projeto de lei, já declarou que vai recorrer da decisão para interromper o quanto antes as atividades da Uber na cidade.

Quando o projeto de lei foi aprovado na Câmara, a Uber declarou, em nota, “que por diversas vezes os tribunais brasileiros afastaram as tentativas de proibição da Uber, confirmando a constitucionalidade das atividades da empresa e dos motoristas parceiros, e garantindo o direito de escolha da população. Por isso, a Uber vai continuar operando normalmente no Rio de Janeiro”.

A decisão pela proibição da Uber foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro desta segunda-feira, 28. O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa da Uber e atualizaremos esta nota quando recebermos uma resposta.

Fonte: OLHAR DIGITAL – Lucas Carvalho 28/11/2016 10h30

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.