São Paulo – A Localiza teve lucro líquido praticamente estável no terceiro trimestre, pressionado por queda nas diárias de aluguel de veículos em um período em que a demanda teve de ser estimulada por promoções, afirmou a companhia nesta quinta-feira.
A empresa de gestão de frotas e aluguel de veículos teve lucro líquido de 102,9 milhões de reais no terceiro trimestre ante ganho de 101,9 milhões obtido um ano antes.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 238,8 milhões de reais no período, queda de 1,1 por cento sobre o resultado obtido um ano antes.

Apesar do volume de diárias ter ficado praticamente estável, a companhia teve queda de 2,5 por cento na receita líquida da divisão de aluguel de carros sobre o terceiro trimestre do ano passado, para 317 milhões de reais.
Isso ocorreu uma vez que a tarifa média caiu para 85,93 reais nos três meses encerrados em setembro ante 88,23 reais no mesmo período de 2014. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, porém, houve alta de cerca de 5 por cento no valor das diárias da Localiza, que citou aumento de sua participação em segmentos “com maior tarifa no mix, mesmo com o viés promocional”.
Por outro lado, a área de gestão de frotas teve crescimento de 8,5 por cento na receita líquida, para 154 milhões de reais, apoiada em aumentos de diárias e tarifa média.
A Localiza comprou e vendeu bem menos carros no terceiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado. Com isso, a frota da companhia se manteve praticamente estável, em 117,45 mil veículos, uma alta de 0,9 por cento sobre o volume registrado no final de setembro de 2014.
Fonte: EXAME