Localiza faz promoções no 2º trimestre e lucro recua 7%

A empresa de aluguel de veículos e gestão de frotas Localiza viu seu lucro cair no segundo trimestre, em um período marcado por ações promocionais e recuo da tarifa média.
Entre abril e junho, o lucro líquido foi de 93,4 milhões de reais, queda de 7,2 por cento na comparação anual, informou a Localiza nesta quinta-feira.
“A necessidade de estimular a demanda com tarifas promocionais no atual cenário macroeconômico e competitivo resultou em redução da tarifa média (na divisão de aluguéis de carros), cujo efeito no resultado tem sido amenizado pela redução da despesa de depreciação”, disse a empresa em seu relatório de resultados.
Na divisão de frotas, a tarifa média também caiu com o aumento do prazo dos contratos “sem comprometer a rentabilidade”.
Segundo o diretor de finanças e relações com investidores, Roberto Mendes, a tarifa média de aluguel de carros caiu 5 por cento e o de frota de veículos, 1,6 por cento.
“No segundo semestre vamos continuar usando a nossa estratégia de combate à concorrência e de buscar oportunidades no mercado de aluguel de carros e frotas”, disse o executivo.
A empresa disse que mantém uma forte posição de caixa, perfil de dívida confortável e que está investindo em inteligência comercial. O objetivo é “mitigar os efeitos do cenário macroeconômico e competitivo, e aproveitar as oportunidades que possam surgir”, afirmou a Localiza.
No trimestre, a receita líquida da Localiza subiu 5 por cento, para 949,5 milhões de reais. Enquanto a receita de aluguel caiu 2,3 por cento (a 450,3 milhões de reais), a de seminovos cresceu 12,5 por cento (para 499,2 milhões).
A Localiza comprou 16.211 carros no segundo trimestre e vendeu 16.071, em um investimento de 53,1 milhões de reais.
Mendes disse que as montadoras de automóveis têm preferido reduzir a oferta e aumentar o preço do carro para compensar os custos maiores e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em vez de oferecer preços mais baixos.
“Por outro lado … o aumento do carro novo reflete (na revenda) do carro usado. Por isso, a depreciação dos carros cai”, disse o executivo.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado caiu 7,7 por cento na mesma base de comparação, para 223 milhões de reais.
Por Juliana Schincariol, da Reuters.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.