Locadoras de veículos premium investem em serviços extras

Veículos-Premium-e-Luxo-ganham-espaço-no-Brasil

De Valor Econômico

Locadoras de veículos e motocicletas premium estão aumentando a frota e oferecendo serviços extras para atrair mais clientes. Há ofertas de compartilhamento de automóveis, sem custos fixos para os locatários, oficina de customização de motos especiais e até pacotes turísticos sobre duas rodas. Para se diferenciar dos concorrentes, os empresários investem em modelos chamativos, como um Camaro amarelo ou um Lamborghini laranja, conversível.
No mercado há dois anos, a T2A Clube aluga carros de luxo e esportivos. São 17 veículos de 12 marcas, como Ferrari e Lamborghini. Um dos mais luxuosos é um Bentley Continental GTC preto, ano 2008. Uma versão similar, ano 2013, vale mais de R$ 1 milhão. “Mas o mais procurado pelos clientes é um Camaro amarelo”, diz o presidente da empresa, Thiago Alvarez. “O interesse vem do filme ‘Transformers’, em que o modelo aparece, e por causa da música da dupla sertaneja Munhoz & Mariano.” As locações na loja custam a partir de R$ 278, valor de um percurso pré-definido de dez km, em um Mustang.
Alvarez decidiu ingressar no ramo de locação porque já atuava com importação e venda de veículos premium. Hoje, seus principais clientes, além de motoristas apaixonados por motores, são emissoras de TV e produtoras de filmes. Para quem deseja investir no setor, ele lembra que é preciso fazer aportes elevados na aquisição de modelos e estar preparado para cobrir os riscos de acidentes.
Nos próximos anos, a meta do empresário é oferecer o serviço de compartilhamento de veículos. Os clientes poderão usar os carros em planos de 12 meses, sem precisar pagar pelo valor total do veículo. “Em vez de comprar um modelo premium, o usuário será nosso sócio e pode usufruir de uma frota, sem custos fixos.” Até 2014, a estimativa é investir R$ 500 mil na aquisição de unidades e contratação de funcionários.
Aberta há três meses em Curitiba (PR), a Phoenix Rentals trabalha com locações de motos por diárias ou em pacotes turísticos no Paraná e em Santa Catarina. Os principais destinos são para cidades da Serra Gaúcha, além de Foz do Iguaçu (PR), Bombinhas, Governador Celso Ramos, Camboriú e Florianópolis (SC). “Alugamos também capacetes e capas de chuvas”, diz a sócia Erika Paula Noronha Lemos.
A loja tem dez modelos Harley Davidson e cinco BMW. Um dos destaques é uma Harley Electra Glide Ultra Limited, com microfones embutidos nos capacetes que permitem a conversa entre o piloto e o garupa. “É a maior moto da fabricante, com 1,7 mil cilindradas”, diz. Uma diária, com seguro, custa a partir de R$ 320.
Até o início de 2015 Erika pretende aumentar a frota para cerca de cem motos e atuar em outras capitais para facilitar retiradas e entregas. A estimativa de investimento é de R$ 4,2 milhões. Em janeiro, ela inaugurou uma oficina para customização e manutenção de motos especiais.
“Abrimos a empresa depois de identificar uma demanda entre brasileiros que viajavam para os Estados Unidos e Europa para pilotar veículos esportivos”, diz Rafael Renosto Moura, gerente-comercial da Super Carro s, no mercado desde 2009. Com lojas em Gramado (RS) e Penha (SC), a empresa oferece 45 opções de marcas como Ferrari e Rolls-Royce. Há locações a partir de R$ 170, preço de um passeio em um Mustang GT.
Para Paulo Gaba Jr., presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), as empresas podem captar mais clientes com uma melhor qualificação do quadro de vendedores. Em parceria com o Ministério do Turismo, a entidade realiza um programa de capacitação, com cursos gratuitos.
 
Fonte: ABLA

Translate »