Gastos anuais com automóvel pagariam 72 diárias de aluguel

O Brasil não é, de fato, nada gentil com o bolso dos proprietários de veículos. Um levantamento feito pela Alugue Brasil, uma locadora de carros, mostrou que os custos anuais estimados dos motoristas do país superam facilmente R$ 8 mil, incluindo manutenção, combustível, seguro, impostos, multas e estacionamento. Com o valor, seria possível alugar um modelo 1.0 equivalente – com ar condicionado, direção hidráulica e gasolina inclusa – por todos os finais de semana durante nove meses (ou 72 diárias).
A comparação leva em conta que o carro próprio seria utilizado para percorrer cerca de 15 mil quilômetros por ano, enquanto o automóvel alugado poderia rodar por até 72 mil quilômetros durante as 72 diárias. Também foi estimado que, com o mesmo montante de R$ 8 mil, é possível se locomover por quase 2.300 quilômetros de táxi, considerando a tarifa na cidade de São Paulo em bandeira dois.
Para Marcus Bortolotto, diretor da Alugue Brasil, faz cada vez menos sentido manter um veículo próprio nas grandes cidades, não só por razões econômicas. “A não ser que o automóvel seja necessário para o trabalho no dia a dia, transporte público e bicicleta são opções mais sustentáveis e que driblam o trânsito durante a semana, e o carro alugado surge como uma comodidade para o final de semana, sem pesar no bolso”, comenta.
Por Anaís Motta, da Revista Quatro Rodas.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.