Entendendo a blindagem automotiva – Blindagem de assoalho

blindagem-veiculo-assoalho

Em sequência à série de matérias que visam esclarecer alguns detalhes sobre um processo de blindagem, segue novo tema referente à blindagem do assoalho de um veículo.

Normalmente a blindagem do assoalho é oferecida de forma opcional pelas empresas que realizam este tipo de serviço, pelo fato de não ser provável que um veículo seja alvo de projéteis em sua base inferior na direção de baixo para cima. Desta forma, o padrão das blindagens com nível III-A encontradas no mercado, não prevê a blindagem desta área do veículo (assoalho).

Segundo especialistas, a blindagem do assoalho de um veículo é recomendada para usuários que potencialmente possam vir a receber algum tipo de ameaça pela parte inferior do veículo através de dispositivos explosivos do tipo granada.

Mesmo em veículos com assoalhos mais distantes do solo, como em grandes pickups e grandes SUVs, ainda assim, é improvável um projétil proveniente de uma arma de fogo atingir o assoalho do veículo no sentido de baixo para cima. Talvez o ponto crítico nestes modelos de veículos em relação ao assoalho, esteja em situações específicas como por exemplo em rampas com acesso à garagens muito íngremes, que possam fazer com que em seu início ou término de percurso, a área frontal ou traseira do assoalho estejam mais expostas.

Na prática, ainda segundo especialistas, normalmente as grandes corporações acabam especificando a blindagem do assoalho para veículos que atendem ao alto escalão de executivos.

Avalie a forma de utilização, bem como o modelo de veículo que deseja blindar e ao visitar as empresas eleitas à execução da blindagem, discuta se haverá a necessidade da realização da blindagem do assoalho.

Fonte: Portal Blindados |

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.