E se o carro da sua frota sair de linha?

Nos últimos meses, alguns empresários do setor de locação sentiram no orçamento o preço de ter veículos da frota saindo da linha de produção das suas montadoras. De um modo geral, quando uma marca anuncia o fim de um modelo automotivo, o mercado reage com uma desvalorização de pelo menos 20% no valor de revenda. Recentemente, modelos como o Fiat Mille da Fiat, Agile e Sonic da Chevrolet, a Kombi e o Gol G4 da Volkswagen, o Hyndai Sonata, o Citroën C4, o Peugeot 508 e 207 Sedan, deixaram de fazer parte do catálogo das montadoras.
Além do preço, a preocupação gira em torno do fornecimento de peças específicas. Ainda que as montadoras sejam obrigadas a produzir itens de reposição por dez anos após o veículo sair de linha, a lógica de oferta e demanda afeta drasticamente o mercado. Não por acaso, quando isso acontece, as locadoras passam a priorizar a troca desses veículos dos seus pátios. Revendê-los nem sempre é difícil. Como o preço é reduzido, os mercados de seminovos desses modelos tendem a aquecer por algum tempo.
De acordo com o especialista em mercado automobilístico Giancarlo Pereira, o perfil de compradores de carros assim é formado por pessoas que vão comprar seu primeiro carro e precisam de um modelo superior aos populares, por exemplo, para acomodar a família. Por isso, caso alguns desses modelos recentes ainda faça parte da sua frota, é hora de vendê-los!
Modelos previstos para 2016
Especialistas fizeram uma lista de modelos que deverão, ainda esse ano, se aposentar. Conheça-os:
Chevrolet Classic
Depois da despedida do Celta no ano passado, em 2016, quem deve dar adeus é o sedã compacto Classic, atualmente fabricado na Argentina. Por enquanto, ele ainda não possui um substituto definido.
Renault Clio
Mais um modelo de entrada com os dias contados. Ele será substituído pelo Kwid no país que será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), com início ainda em 2016.
Fiat Uno Vivace
É possível que, com a chegada do novo compacto Fiat Mobi, exista a substituição do Uno Vivace. Nada foi anunciado ainda, mas não é descartada também a possibilidade de ocupar o lugar de carro de entrada da marca hoje pertencente ao Palio Fire.
Fiat Siena EL
O modelo é vendido no país desde 1997, sendo hoje um projeto bastante defasado que se destaca pelo preço abaixo dos R$ 40 mil.
Mercedes-Benz GLK
A Mercedes-Benz está renovando todo o seu catálogo, inclusive com novas nomenclaturas. Por isso, o SUV GLK sai de cena para dar lugar ao GLC, um utilitário esportivo baseado no Classe C.
Mercedes-Benz SLK
O esportivo SLK irá abandonar o portfólio da marca para ser substituído pelo SLC.
Mercedes-Benz ML
Seguindo a renovação da linha, a Mercedes-Benz também aposenta neste ano o SUV ML, que dá lugar o recém-lançado GLE.
Mitsubishi Lancer Evolution
O lendário sedã com vocação esportiva deve abandonar o mercado mundial neste ano.
Da Revista SINDLOC-MG.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.