Demanda esgota estoque de locadoras

O mercado de locação de veículos está mais aquecido do que o de costume. Muitos deixaram para alugar na última semana do ano e início de janeiro e há falta de carros nas lojas

5

Neste período de festejos de fim e início de ano, o ramo de locações de veículos se aquece. Segundo O POVO apurou, chega a ter falta de veículos nas locadoras de carros pela Cidade

O mercado de locação de veículos em Fortaleza está mais aquecido do que o de costume. Com a chegada de turistas no fim do ano para aproveitar as férias, algumas das locadoras se encontram sem carros disponíveis para fechar novos negócios.
No saguão do Aeroporto Pinto Martins, onde balcões de empresas de locação se enfileiram, alguns turistas passam e são atendidos, mas a maioria já fez a reserva do veículo pela internet ou estão devolvendo o carro. Quem quer fechar uma locação tem poucas opções de empresas para escolher.
 
Conforme apurado pelo O POVO, na manhã da última terça-feira, a Localiza, a Movida e a Hertz percebem demanda maior, mas ainda têm veículos. A Unidas e a Thrifty Car Rental, no entanto, estão com estoque esgotado de carros à disposição. A internacional Avis Rent a Car, por sua vez, estava com apenas um automóvel. A previsão é de que as locadoras em falta possam atender a demanda novamente em meados de janeiro, quando o movimento tiver diminuído.
 
A intensidade da procura não é sentida apenas nas lojas do aeroporto. Paulo Cesar Gondim, proprietário da RHP Locadora, no bairro Dionísio Torres, diz que se há aumento significativo de demanda durante a temporada de férias, o período entre 26 de dezembro deste ano e 4 de janeiro de 2016 está “totalmente fora da curva”, com as locações se concentrando de forma expressiva nessa semana.
 
Dinâmica
Ele conta que geralmente a demanda é mais diluída pela extensão do mês de janeiro e que a dinâmica diferente observada neste ano é um desafio para a empresa, podendo ocasionar problemas de logística. Josiele Oliveira, agente de locação da Movida Rent a Car, comenta que, se em outras épocas a empresa costuma fechar 40 ou 50 reservas por dia, atualmente esse número está chegando a 70.
 
Magnus Veras Aguiar, proprietário da Magnus Rent a Car, diz que a primeira quinzena deste mês não foi muito positiva, mas entre 20 de dezembro e 10 de janeiro a demanda aumenta consideravelmente, a ponto de fazer com que a locadora não tenha mais carros disponíveis.
 
Segundo ele, a crise econômica é um fator de peso sobre isso, pois faz com que as pessoas viajem por menos dias e, por consequência, concentrem a procura por veículos nesse período da virada do ano.
 
Ronaldo Júnior, gerente do departamento financeiro da Grid Rent a Car, observa que o feriado do natal não é muito interessante para esse mercado, motivo pelo qual a procura aumenta consideravelmente ao se aproximar a virada do ano.
 
Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), o Estado deverá receber cerca de um milhão de turistas entre dezembro de 2015 e fevereiro do ano que vem. O número é 2,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado e equivale a 11,8% do total da população cearense.
 
O turismo local é impulsionado pela alta do dólar e consequente diminuição da quantidade de pessoas com intenção de fazer viagens para o exterior, voltando a atenção desses viajantes para o turismo nacional. Segundo levantamento da agência de viagens CVC, Fortaleza deverá ser o terceiro destino turístico mais procurado pelos brasileiros nesta temporada, atrás apenas do Rio de Janeiro e de Orlando, nos Estados Unidos.
Fonte: O POVO

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.