Alugar ou comprar carros para a empresa?

carros1-300x199

Manter uma empresa em atividade implica em uma série de custos, independentemente de seu porte ou segmento. Um dos aspectos que mais demandam investimento são os transportes, que podem trazer gastos ainda mais altos se não planejados com cautela.
Ainda que uma frota própria possa trazer menos custos fixos, ela concentra um capital muito grande, que fica parado em forma de investimento fixo. Além disso, os gastos com manutenção dos veículos podem ser bastante altos, bem como seguros e revisões periódicas.
Por isso, uma prática adotada por diversas empresas é a terceirização da frota, ou, quando o uso é mais esporádico, o aluguel de veículos. Saiba mais.

Comparando custos

Uma das áreas que mais investe em terceirização da frota é o setor público. Um exemplo de redução de custos com o aluguel de carros aconteceu na Prefeitura de Limeira, em São Paulo. Em 2014, o órgão constatou que a locação de 51 veículos custaria R$1,2 milhão anuais aos cofres da cidade, enquanto a aquisição da mesma quantidade atingiria a marca de R$1,9 milhão.
Além do custo de compra, essa economia também se justifica pela extinção de custos diretos que se tem com veículos próprios, como seu licenciamento, emplacamento, seguro, revisões e manutenção preventiva.
A redução dessas despesas pode ser ainda mais impactante para empresas menores, que comprometem boa parte de seu capital líquido na aquisição de um automóvel. Por isso, alugar um carro pode ser uma boa maneira de poupar capital e evitar gastos desnecessários com um veículo ocioso.

Outras vantagens no aluguel de carros

Além da economia para a receita da empresa, a comodidade proporcionada pelo aluguel também é um excelente benefício. Isso porque é a própria locatária dos veículos que cuida de toda a rotina de renovação das frotas (que é feita, em média, a cada dois anos), bem como procedimentos constantes, como manutenções e reparos.
Outro ponto positivo é que, caso o veículo apresente algum problema, a empresa de aluguel sempre terá um carro reserva disponível, o que evita o cancelamento ou atrasos para compromissos.
Fonte: Folha do Povo

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.