Abla: adiamento do desconto no IPI prejudica locadoras

loc

Com a prorrogação do Governo Federal no desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, o setor de locação de veículos enfrentará desafios, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Para a entidade, o desconto no IPI para veículos novos dificulta a desmobilização dos ativos das locadoras e, consequentemente, inibe parte dos recursos necessários para um aumento mais significativo da frota.
“O setor aluga automóveis. Essa é nossa atividade fim. Não somos revendedores, mas também não somos colecionadores”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Abla, Paulo Gaba Jr. “Faz parte do negócio o momento de desmobilizar ativos e, nesse sentido, também é importante que as regras do jogo não mudem repentinamente, dificultando o planejamento das empresas”.
A alíquota para carros com motor 1.0, atualmente em 3%, deveria aumentar para 7% a partir de hoje. De acordo com Gaba, essas mudanças exigem, principalmente das locadoras, um planejamento ainda mais cuidadoso. “O setor tem demonstrado maturidade suficiente para administrar sua frota”, avaliou o diretor. “Quero dizer que, desde que as regras sejam claras e mantidas, as empresas se planejam e conseguem atuar, seja dentro de um mercado com impostos mais altos ou mais baixos”.
 
Fonte: PANROTAS

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.