As 10 Dicas dos Campeões: Agentes de Viagens que mais vendem locação de veículos

ALU

A ABLA levantou as “10 Dicas dos Campeões”, entre os agentes de viagens que vendem com sucesso a locação de automóveis, aumentando assim seus próprios rendimentos. São elas:
1) Oferecer a locação
Mostrar ao turista o enorme leque de possibilidades que o automóvel alugado proporciona. Ressaltar que o cliente pode usar o automóvel para sair sempre que desejar, para almoçar, passear, dançar ou conhecer roteiros próximos (o que somente é possível, sem depender de horários fixos, se tiver um carro à disposição). Isso torna a viagem muito mais interessante.
2) Antecipar-se ao desejo do cliente
Na maioria das vezes, por não saber que o agente de viagens pode ser um facilitador da locação de um veículo, o turista acaba por alugar um carro por conta própria ao chegar ao seu destino. Antecipar-se a esse desejo do cliente, oferecendo o automóvel e garantindo assim a comissão a ser recebida, ajuda a vender mais locações de veículos.
3) Pensar junto com o cliente
Alertar que na maior parte das vezes o aluguel de um automóvel é mais vantajoso do que um táxi. O preço de uma corrida de táxi a partir dos aeroportos mais afastados dos centros das capitais representa o valor do aluguel de um carro por um dia inteiro, ou até mais.
4) Aproveitar a baixa estação
Lembrar que terminado o Carnaval, em épocas de baixa estação, é importante que o agente de viagens explique aos clientes que as locadoras realizam promoções especiais; quanto maior o número de diárias contratadas, mais econômica fica a locação.
5) Sugerir um test-drive completo
Perguntar ao turista se ele pretende trocar de carro próprio em breve. E, em caso positivo, lembrar que o aluguel do automóvel representa uma boa opção de test-drive mais completo para quem deseja adquirir um carro novo. Muitos turistas gostam de experimentar novos modelos, que pretendem comprar no futuro, enquanto estão viajando.
6) Consultar o Portal da ABLA
O www.abla.com.br traz o programa “Aluguel para Todos”, no qual os agentes de viagens encontram a relação de todas as locadoras associadas no Brasil. É possível também ter acesso, pelo site, a informações sobre aluguel de modelos diferenciados, caso seja este o desejo do turista.
7) Aproveitar uma fonte de receitas segura e confiável
A locação de veículos, sempre que bem trabalhada pelo agente de viagens, é uma fonte de receitas segura e convidativa. O agente que deixa de oferecer a locação do automóvel no momento da venda, repetimos, precisa saber que depois boa parte de seus clientes aluga por conta própria ao chegar aos seus destinos. Ou seja, o agente perde a oportunidade de vender, pois muitas vezes o cliente deseja o automóvel mas não sabe que o agente de viagens pode ser um facilitador da locação.
8) Ampliar os horizontes do cliente
A locação do veículo é ferramenta essencial para o turista ampliar seus horizontes. Com o carro, ele ganha um enorme leque de possibilidades, seja no turismo de negócios ou de lazer. Apenas o carro alugado assegura total liberdade na viagem do cliente do agente de viagens.
9) Gerar ganhos de imagem a si próprio
Ao oferecer a locação de automóveis aos clientes, o agente de viagens demonstra atenção e desejo de agregar valor aos serviços prestados, o que gera ganhos de imagem em função do cuidado dedicado ao atender bem os seus clientes.
10) Trabalhar dentro do conceito de modernidade
A locação de automóveis está cada vez mais integrada ao jeito moderno de fazer turismo. Assim, o potencial de crescimento da locação é enorme, pois cada vez mais pessoas entendem o conceito moderno de que é muito mais inteligente pagar pelo uso de um veículo, do que gastar muito mais para ter a propriedade e viajar com o automóvel próprio.
 
Fonte: ABLA

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