Volvo cria sistema que permite carros comunicarem uns com os outros

Sistema baseado na nuvem e em sensores visa alertar sobre perigos e condições na estrada

A Volvo anunciou que alguns de seus novos veículos conseguirão comunicar uns com os outros. Isso permitirá que motoristas recebam alertas sobre problemas no trânsito durante suas viagens.
O sistema será incluído nos carros top de linha da série 90 e devem chegar ao mercado europeu até o final deste ano.
Desenvolvido em parceria com a Ericsson, o sistema baseado na nuvem consegue alertar motoristas sobre estradas escorregadias baseados no feedback de sensores instalados no sistema de freios, rodas e acelerador. Ele também notificará veículos próximos quando outro carro ativar o pisca-alerta, indicando que outro motorista possa se encontrar em perigo.
O sistema comunica perigos na estrada entre carros, mas o CEO da Volvo Hakan Samuelsson disse que ao enviar dados a nuvem, veículos não precisam ter necessariamente um link direto com o outro. Ter os dados em uma central também permitem que a Volvo analise a informação e busque a distribuição ideal para outros carros.
Com a novidade, a Volvo se torna uma das poucas montadoras a viabilizar o recurso de comunicação carro para carro. A Toyota e a Mercedes-Benz revelaram anteriormente os seus próprios sistemas e outros grandes nomes da indústria, como Audi, Jaguar e Cadillac também trabalham em tecnologias semelhantes. A Volvo ainda não anunciou uma previsão para quando o sistema – que equipará a série 90 – chegará a outros modelos.
Fonte: IDGNOW

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.