Você é um líder ou um chefe?

chefe_lider
Atenção empresário. É sempre hora de fazer um exercício de entender como você se comporta no dia a dia da sua empresa. O modo como uma pessoa em importante posto de trabalho age, pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Ninguém mais discorda que o melhor caminho a seguir é agir como um líder e não como um chefe. A Revista SINDLOC-MG lista, a partir de um texto do Consultor de Recursos Humanos na Heach Brazil, Leonardo Amorim, quais as principais diferenças entre ser uma coisa ou outra.
Para que você compreenda quais são as principais características que separam o líder de um chefe, é preciso entender que sobre diversos aspectos as habilidades e comportamentos são muito próximos de um e de outro, porém, algumas habilidades essências e sutis é que realmente diferenciam na hora de tomar uma decisão. São nas ações que reconhecemos se somos chefes ou líderes.
Delegação
Diante da delegação de tarefas em uma equipe, é importante dividir as responsabilidades respeitando os pontos fortes dos indivíduos do grupo, extraindo assim o máximo do potencial de cada um em prol de um objetivo em comum.
O Chefe: Ele irá tomar decisões baseadas em seu “achismo”, para reforçar sua figura de poder diante de seus liderados, fará isso de forma arbitrária.
O Líder: Fará com que cada um se posicione acerca da responsabilidade que quer tomar, e usará sua percepção para delegar de maneira a encontrar um equilíbrio entre a tarefa e a pessoa designada para ela.
Pontos de atenção: Aqui precisa tomar cuidado para não se perder. Em alguns momentos é preciso impor aquilo que considera mais adequado.
Tarefa
O Chefe: Como passou as responsabilidades, cobra os resultados, pouco motiva porque acredita que a remuneração e o emprego são motivos suficientes para o desempenho, quase não se envolve aguardando o prazo determinado.
O Líder: Acompanha de perto o passo a passo do que é feito por seus liderados, entende que a motivação é essencial para alcançar resultados diferenciados, faz constante feedback do que deseja alcançar e a situação atual.
Pontos de atenção: Ao se envolver demais no processo, pode atropelar a execução de seus colaboradores, causando desconforto quanto a autonomia de cada um, tanto do trabalho quanto da tomada de decisões.
Erros e Acertos
O Chefe: Coloca a responsabilidade sobre o fracasso em uma pessoa, e o sucesso em sua chefia. Fazer bem feito nada mais é que obrigação de quem é pago para fazer um trabalho, esse é o pensamento de chefe.
O Líder: Assim como dividiu as tarefas e obrigações, dividi os erros e os louros do sucesso, entende que o processo foi fruto de um trabalho em conjunto.
Pontos de atenção: O líder corre o risco de não ter o seu trabalho valorizado, com o pretexto de que a equipe é forte, e que o resultado viria naturalmente sem o seu trabalho.
Reflita se suas atitudes estão lhe encaminhando para ser chamado como chefe, ou como líder.
Por Leonardo Amorim – Consultor de Recursos Humanos na Heach Brazil, USA and Latin America Corp e Professional Coach Internacionalmente Certificado.
Da Revista SINDLOC-MG.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.