Veja os pontos importantes que você deve analisar no contrato da franquia

veja-os-pontos

Depois de se decidir pela franquia que mais se adapta aos seus gostos e também o seu bolso, é hora de analisar os pontos principais do contrato e ver se eles atendem às suas expectativas em relação ao negócio.
O primeiro ponto a ser analisado é a exploração do território, ou seja, o quanto e como o franqueado pode utilizar o local do negócio. Dependendo da franquia, algumas mudanças do território podem causar sérios atritos entre ambas as partes. Por isso, é essencial que essa cláusula esteja absolutamente clara.
As visitas também devem estar de acordo entre as partes. Alguns franqueadores podem não ter tempo hábil para fazer visitas constantes ao negócio. Por isso, no contrato deve estar discriminado como funciona a questão da visitação, assim como a maneira mais fácil e rápida para que o franqueado entre em contato com a matriz.
Além disso, é interessante que no contrato esteja claro como deve ser o relacionamento do franqueado em relação às novas tecnologias. É possível que algumas redes de franquias tenham regras restritas em relação ao contato entre os franqueados e os clientes por meio de redes sociais, por exemplo. É importante, portanto, que você entenda esse aspecto antes de tomar qualquer ação.
Por fim, mas não menos importante, é essencial que o interessado se informe sobre a exclusividade de seu trabalho na franquia. Confirme se é permitido realizar alguma outra atividade em outra empresa, além do seu cargo como franqueado do negócio, ou se é necessária dedicação integral.
Mantendo essas coisas em mente, você estará na mesma página que o franqueador e evitará problemas no futuro. Boa sorte!
 
Fonte: Portal Empreendedor do Santader

Translate »