Veja lista com data e hora de desfile dos blocos de rua do Rio em 2015

A partir deste sábado (17), o Rio abre alas, ruas, praças e avenidas para a passagem de milhões de foliões. A terça-feira de carnaval é só no dia 17 de fevereiro, mas os blocos antecipam oficialmente a folia em um mês e a esticam por quatro dias mais, já que o último desfile será no domingo (22 de fevereiro) pós Quarta-Feira de Cinzas. Para ajudar o folião a programar o seu roteiro, o G1 organizou a agenda dos blocos por região. Confira abaixo.
Ao todo, são 456 blocos e 587 desfiles em toda a cidade. A Zona Sul concentra a maior parte deles – 141 blocos. Outros 94 desfilam pelo Centro, 78 na Zona Norte, 58 na Tijuca, 36 na Barra/Jacarepaguá, 27 na Ilha do Governador e 22 na Zona Oeste.
CENTRO (veja a lista completa)
O primeiro desfile oficial dos blocos de rua acontece no Centro. Eles que Digam abre a festa neste sábado de janeiro (17), na Travessa São Diego, a partir das 16h. É também no Centro que circulam os três maiores: o Bloco da Preta, que desfila no dia 8 de fevereiro, a partir das 11h pela Av. Presidente Vargas; o Cordão da Bola Preta, que sai no dia 14 de fevereiro às 9h30 na Av. Presidente Antônio Carlos; e o Monobloco, que arrasta a multidão a partir das 9h do último domingo de folia, 22 de fevereiro, também na Presidente Vargas.
ZONA SUL (veja a lista completa)
Um dos mais populosos blocos da região, a Banda de Ipanema tem três datas de folia: 31 de janeiro, 14 e 17 de fevereiro, sempre a partir das 17h30, com concentração na Praça General Osório. Da mesma praça sai o também gigante Simpatia é Quase Amor, nos dias 7 e 15 de fevereiro, a partir das 16h. Com menos carnavais em suas histórias, mas também com multidão de público, circulam pelo Aterro do Flamengo, a partir das 15h, o Sargento Pimenta, que toca só Beatles, no dia 16 de fevereiro, e a Orquestra Voadora, só de sopros, no dia 17.
ZONA NORTE (veja a lista completa)
Um dos maiores blocos que tradicionalmente desfilam na Zona Norte é a Banda de Madureira, que vai fazer a festa no dia 14 de fevereiro, a partir das 16h, com concentração na Rua Carvalho de Souza. Outro bloco que arrasta multidão também em Madureira, bairro berço da Portela e da Império Serrano, é o Mulheres de Zeca, que fará a festa também no dia 14 de fevereiro, a partir das 16h, dentro do Parque de Madureira.
BARRA E JACAREPAGUÁ (veja a lista completa)
A orla da praia da Barra da Tijuca é o palco de um dos maiores blocos da região. A Banda da Barra desfila no dia 8 de fevereiro, a partir das 15h, pela Avenida Lúcio Costa, com concentração em frente ao bondinho da Banda da Barra. Já na região de Jacarepaguá, um dos blocos com maior expectativa de público é a Banda do Pechincha, que se concentrará a partir das 18h do dia 7 de fevereiro no Largo do Pechincha.
ZONA OESTE (veja a lista completa)
Nomes irreverentes marcam alguns dos blocos que desfilam na região. Tem, por exemplo, o Virilha de Minhoca, que terá quatro dias consecutivos de folia: 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, sempre a partir das 19h, com concentração na Rua Fonseca, em Bangu. Perereca Vadia sai às 17h do dia 16 de fevereiro a partirda Praça Nossa Senhora, em Campo Grande. Tem ainda o Meia Dúzia de Gatos Pingados, com público estimado em mil pessoas, que sai às 19h do dia 13 de fevereiro pelo calçadão da Cônego Vasconcelos, em Bangu.
GRANDE TIJUCA (veja a lista completa)
Os tijucanos também têm tradição de décadas no carnaval de rua do Rio. A ‘Banda Haddock’, por exemplo, faz a festa na região há mais de 30 anos. Este ano ela desfila no dia 7 de fevereiro, a partir das 18h, com concentração na Rua Afonso Pena. A irreverência também faz parte do nome de alguns blocos por lá, como o Butano na Bureta, que sai no Maracanã, também no dia 7 de fevereiro, a partir das 13h. Tem ainda o Já Comi Pior Pagando, no mesmo dia, a partir das 16h, na Rua Leite de Abreu.
ILHA DO GOVERNADOR (veja a lista completa)
Mais de dez mil pessoas são esperadas no bloco Ilha Encosta que Ele Cresce, um dos maiores do bairro, que desfila no dia 7 de fevereiro pelo Jardim Guanabara, com concentração ao meio dia na Praça Jerusalém. No mesmo dia, Os Monarcas fará a festa na Ribeira, a partir das 17h. Em 15 de fevereiro será a Vermelho e Branco da Colônia Z 10 a arrastar mais de dez mil pessoas pela Cacuia a partir das 11h na Praça São Pedro.
Do G1.

Translate »