Turismo no País deve cair 1,6% no ano, aponta WTTC

Um relatório de atualização realizado pela WTTC (World Travel & Tourism Council) reavaliou a expectativa em relação ao desempenho do Turismo em 2016. No Brasil, a expectativa é de que o setor tenha redução, apesar do efeito positivo dos Jogos Olímpicos.
O desempenho esperado para o País foi rebaixado de -0,9% para -1,6%, como resultado da turbulência política e do desempenho macroeconômico fraco. A última previsão da WTTC, antes da atualização, foi feita em março.
A América Latina, em geral, terá o pior desempenho do ano, com uma redução prevista de 0,9%, impulsionada pelos resultados negativos no Brasil.

GERAL
Em escala mundial, o cenário do setor muda. A análise da WTTC aponta que o Turismo deve continuar a registrar forte crescimento, mesmo enfrentando desafios por conta de questões como terrorismo, agitação política, Brexit, entre outras.
A atualização do relatório de impactos econômicos da WTTC mostra que, mesmo com os desafios que o setor tem enfrentado no primeiro semestre de 2016, a expectativa é de que o Turismo cresça 3,1% – número que supera a previsão de crescimento da economia mundial (2,3%).
“Nosso relatório de atualização destaca a resiliência dos viajantes e a robustez do nosso setor. O Turismo continua a superar o crescimento econômico global em cerca de 1%. Embora não devemos subestimar o impacto dos incidentes ou perturbações a nível de cada país, em um nível macroeconômico, continuamos a registar um forte crescimento”, afirmou o presidente e CEO da WTTC, David Scowsill.
BREXIT
O relatório também inclui um enfoque sobre o impacto do Brexit no setor. A expectativa é de que o Turismo no Reino Unido tenha crescimento de 3,6%. Além disso, a WTTC espera um crescimento mais fraco nos gastos domésticos e uma queda projetada nas viagens de férias para outros países em 3%. Isso deverá ser compensado por maiores gastos no Reino Unido por parte dos visitantes internacionais, como resultado da taxa de câmbio favorável.

OUTRAS REGIÕES

A região do sul da Ásia lidera o crescimento em 5,9%, impulsionado por fortes perspectivas econômicas na Índia. Para o Nordeste da Ásia e o Sudeste Asiático, a WTTC espera crescimento de 4,7% e 4%, respectivamente – resultados estimulados pela China, que deve crescer 6,3%.
A América do Norte terá um bom desempenho, com crescimento previsto de 3,1%. A Europa, por sua vez, será desafiada pelo menor gasto do visitante, mas ainda deve crescer 2,2%.

 Fonte: PANROTAS
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.