Quando vale à pena ser fiel

Você já parou para pensar que pode ter vantagens ao gastar o seu dinheiro em algum estabelecimento do varejo? É que algumas lojas oferecem benefícios financeiros ou tratamento diferenciado em troca da sua preferência na hora de comprar um produto ou serviço. Os programas de fidelização mais lembrados por boa parte dos consumidores são as milhas das companhias aéreas ou ainda os pontos no uso do cartão de crédito. Entretanto, até mesmo o pequeno varejo pode se utilizar da estratégia para fazer o consumidor ser fiel e voltar várias vezes.
A consultora de desenvolvimento de negócios da Continental do Brasil Produtos Automotivos, Nélia Alvarenga Lages, conta que frequenta um restaurante que oferece um almoço grátis a cada dez. “É uma forma de fidelização. Com isso, o consumidor pode economizar”, observa.
Porém, Nélia ressalta que o programa de fidelidade que ela mais utiliza é o das companhias aéreas. “Tenho cartões da TAM, Gol e Azul e participo do programa de fidelidade dos postos Ipiranga. Com as milhas já cheguei a viajar de graça”,diz.
Além da vantagem financeira, Nélia conta que outro ponto positivo da fidelização oferecida pelas empresas é o tratamento diferenciado, como a possibilidade de escolha de poltronas mais largas e confortáveis.
Brindes. Para o presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), Roberto Medeiros, que também é o CEO da Multiplus, ser fiel a uma rede gera economia para o consumidor e para as empresas. E os programas de fidelidade são altamente vantajosos. “Os brindes vêm das próprias companhias participantes, que investem nisso. É uma ação de marketing mais barata do que anúncios e mais eficiente, pois atinge exatamente o público da região da empresa, que quer consumir ali”, analisa o executivo.
Localiza já chegou a marca de 1,1 milhão de diárias grátis
Os programas de fidelidade são oferecidos por empresas de diversas áreas, como restaurantes, companhias áreas, operadoras de cartão de crédito, supermercados, entre outras.
E a rede mineira de aluguel de carros Localiza criou seu programa de fidelização há mais de 16 anos. O diretor de marketing da empresa, Herbert Viana Andrade, explica que o cliente acumula pontos e recebe diárias grátis, além de serviços, como traslado exclusivo para o aeroporto, etc. “Já chegamos a marca de 1,1 milhão de diárias grátis”.
O grupo Super Nosso tem o programa de fidelidade Dotz há sete anos, segundo o gerente de trade marketing Ulisses Ferreira. Hoje, 85% das compras feitas nas lojas do grupo são pontuadas com a “moeda” Dotz. “Ao trocar os pontos por produtos ou serviços, o consumidor economiza”, ressalta.
Por Juliana Gontijo e Queila Ariadne, do O Tempo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.