Praça da Liberdade: um passeio pela história de Minas Gerais

Entre o burburinho da Savassi e a agitação do Centro de Belo Horizonte, existe um sossego confortante. Esse lugar é a Praça da Liberdade. Mais especificamente na alameda central, entre as ruas Gonçalves Dias e o Palácio da Liberdade, em meio as palmeiras imperiais. É esse lugar que a editoria “Onde ir, o quefazer?” visita nessa edição.
A Praça, por si só, já vale uma tarde. Construída em 1903 para abrigar a sede do poder mineiro, composta pelos prédios do Palácio do Governador e das primeiras Secretarias do Estado, hoje o lugar abriga o maior conjunto integrado de cultura do Brasil: Circuito Cultural Praça da Liberdade. Assim, além de se encantar com a beleza do lugar, praticar caminhadas e corridas, é possíveltambémvisitardiversosaparelhosculturaisqueabrigamumagrandevariedade de possibilidades artísticas, históricas e estéticas. Além de bibliotecas, planetário, cafeterias, restaurantes e lojas. Conheça cada um deles!
Arquivo Público Mineiro
O Arquivo Público Mineiro, órgão da Secretaria de Estado de Cultura, é responsável pelo recolhimento, guarda, gestão, preservação e acesso ao acervo arquivístico do Poder Executivo estadual e aos documentos privados de interesse público.
De segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
Mais informações: (31) 3269-1167
Acesso gratuito.
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa é um espaço democrático que propicia o livre acesso à leitura informativa e literária. Seu objetivo principal é reunir, preservar e disponibilizar o patrimônio bibliotecário de Minas Gerais.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Mais informações: (31) 3269-1166
Acesso gratuito.
Casa Fiat de Cultura
Além de grandes mostras inéditas reunindo acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo, a instituição realiza programa de palestras, sessões de cinema e atividades educativas, e se destaca por oferecer experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos.
De terça a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Mais informações: (31) 3289-8900 / www.casafiatdecultura.com.br
Acesso gratuito.
Centro Cultural Banco do Brasil
O CCBB BH possui atualmente 1.200 m² de área para exposição; duas salas de exposição permanente; teatro com capacidade para 264 lugares; sala multiuso para atividades audiovisuais, debates, conferências, oficinas, palestras, atividades interativas e educacionais, além de ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja para comercialização de produtos culturais.
De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h (fechado às terças-feiras)
Mais informações: (31) 3431-9400 / www.bb.com.br/cultura
Acesso gratuito.
Centro de Arte Popular – Cemig
Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de todo o Estado de Minas Gerais, o lugar conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas.
Às terças, quartas e sextas-feiras, de 10h às 19h
Às quintas-feiras de 12h às 21h
Aos sábados e domingos, de 12h às 19h
Mais informações: (31) 3222 3231
Acesso gratuito.
Espaço do Conhecimento UFMG
É um museu dinâmico, que faz uso de recursos tecnológicos e audiovisuais em uma abordagem lúdica e interativa. Um dos destaques do Espaço é o Terraço Astronômico. Nele, os visitantes podem observar o céu, com o auxílio de equipamentos e a orientação de especialistas em astronomia.
Horário de Funcionamento:
Ambientes expositivos: de terça a domingo, de 10h às 17h
Às quintas-feiras, de 10h às 21h.
Sessões do Planetário: de terça a domingo, às 13h, 14h*, 15h* e 16h
Às quintas-feiras: às 13h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h
*As sessões de 14h e 15h, de terça a sexta-feira, são reservadas aos grupos agendados.
Mais informações: (31) 3409-8350
Acesso gratuito
Memorial Minas Gerais Vale
Os elementos do lugar constituem a identidade mineira e são apresentados de maneira interativa nos 31 espaços de exposição e convivência, sendo inclusive contados a partir da história do próprio prédio – local onde foi lançada a pedra fundamental de Belo Horizonte. Além disso, nele encontram-se obras de artistas-símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a “não arte” de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado.
Às terças, quartas, sextas-feiras e aos sábados, de 10h às 17h30, com permanência até às 18h
Às quintas-feiras: de 10h às 21h30, com permanência até às 22h
Aos domingos: de 10h às 15h30, com permanência até às 16h
Mais informações: (31) 3343-7317
Acesso gratuito.
MM Gerdeu: Museu de Minas e do Metal
O imponente edifício do MM Gerdau, popularmente conhecido como “Prédio Rosa” da Praça da Liberdade, abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia.
De terça a domingo, de 12h às 18h
Às quintas, de 12h às 22h
Mais informações: (31) 3516-7200
Acesso gratuito.
Museu Mineiro
Seu riquíssimo acervo documenta, de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado. Atualmente, são mais de dois mil e seiscentos objetos, reunidos em trinta e seis coleções vindas de acervos particulares e de outras instituições.
Às terças, quartas e sextas-feiras, de 10h às 19h
Às quintas-feiras, de 12h às 21h
Aos sábados e domingos, de 12h às 19h
Mais informações: (31) 3269-1109
Acesso gratuito.
Para mais informações sobre o Circuito Praça da Liberdade, acesse: http://circuitoculturalliberdade.com.br.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.