Parque eólico da Honda bate recorde de geração

eolico

Com um ano de operação comemorado no final de novembro, o parque eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, bateu seu recorde de geração em outubro último, com 8.627 MWh. Em novembro, a produção foi um pouco menor, de 7.318 MWh.
O resultado garantiu abastecimento de toda a fábrica de Sumaré (SP), que opera à plena capacidade e demanda 75 mil MWh/ano para fabricar 150 mil carros/ano, e ainda gerou excedente para comercialização no mercado livre. Em novembro, a Honda conseguiu um excedente de 1.531 MWh.
No total, o empreendimento da montadora japonesa já gerou mais de 60 mil MW, o que permitiu a redução de 7.475 mil toneladas de CO2 emitidas, representando 30% do total gerado em Sumaré.
O parque em Xangri-Lá contempla nove torres de 94 metros de altura, com capacidade individual de 3 MW. As 27 pás têm 55 metros e 15 toneladas cada. O valor do investimento foi de R$ 100 milhões.
A partir de 2016, a Honda também vai ter novo contrato de fornecimento de energia no ambiente livre com a CPFL, já que o seu antigo, no valor de R$ 240/MWh, vence no final de 2015. A empresa prefere não revelar o valor negociado.
Fonte: Brasil Energia

Translate »