Para aumentar suas vendas, crie laços de afinidade com seus clientes

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Para fomentar o crescimento de qualquer empresa, a fidelização do cliente é fundamental. Mas, além de um bom produto, é preciso criar maneiras de fazer com que ele sinta necessidade de retornar à sua empresa.O primeiro passo para isso é criar um bom vínculo emocional entre o cliente e a marca.
 
Uma das ideias para alimentar esse vínculo passa pelo marketing. Campanhas que ilustrem o lado humano da companhia e remetem à tradição costumam atrair os clientes por suas boas lembranças e momentos de satisfação que se relacionem ao uso do produto.
 
Outra boa maneira de criar essa conexão está no atendimento ao cliente. Tornar as necessidades dos consumidores prioridade deve ser o objetivo máximo de quem quer formar uma clientela sólida, que crie um laço significativo, até mesmo por gerações, com sua empresa. Para isso, é importante focar na experiência das pessoas, ou seja, tornar a estadia das pessoas o mais agradável possível. Oferecer brindes é interessante, nesse sentido, mas também criar situações que facilitem o cotidiano das pessoas, por exemplo, oferecer Wi-Fi gratuito nas dependências da loja.
 
Para manter esse ritmo, é vital continuar em contato com o público, para saber se as necessidades sofreram algum tipo de alteração. O marketing também pode colaborar nessa questão, criando boaspesquisas de opinião e maneiras de obter feedback claro e objetivo dos clientes. É importante transformar os dados em ação para mostrar aos clientes que sua opinião é valorizada, estreitando os laços entre o público e a marca.
 
Por último, para que os clientes gostem de se sentir associados à sua empresa, é importante que ambos tenham valores coincidentes, como se a companhia tivesse uma personalidade própria. Nesse ponto, a melhor maneira de humanizar a marca é através da social media. Perfis nas redes sociais são extremamente interativos e recebem feedback instantâneo, por isso é tão importante investir nessa área do marketing. Ao passar uma imagem positiva na internet, oferecendo o conteúdo preferido dos usuários e criando um senso de comunidade, o cliente se sentirá bem tratado, respeitado e cativado pela marca, o que com certeza aumentará as vendas.
 
Fonte: Santander Empreendedor

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