O medo de ter um negócio de sucesso

É difícil encontrar pessoas que consigam dizer que a vida delas é um grande sucesso. Sempre há queixas como “trabalho muito”, “não ganho o suficiente”, “não tenho tempo”. A verdade é que o sucesso está acenando para você, e cabe a você decidir se ele está dando tchau ou te chamando para perto.
A seguir, veja quatro medos que fazem você acreditar que o sucesso está dando tchau.
1- Falta de dinheiro
O que muitas pessoas fazem quando não têm dinheiro suficiente para atender às suas necessidades? As opções são muitas, mas estão aqui três exemplos:
– Compram com o cartão de crédito sem planejamento (podendo gerar dívidas perigosas);
– Pedem dinheiro emprestado (as dívidas perigosas continuam sendo uma ameaça);
– Se desesperam e lamentam.
Poucos são os que juntam dinheiro e menos ainda os que correm atrás de uma nova forma de fazer dinheiro. A boa notícia é que você pode, sim, começar negócios do zero, e a internet é uma das melhores ferramentas para realizar esse sonho.
2- Falta de tempo
Novos projetos, como a criação de um produto, ou até mesmo algo simples como ir à academia, demandam tempo. Se você reclama de falta de tempo, seja para investir mais energia na sua empresa ou para poder criar um negócio, é bem provável que o motivo seja a má administração do tempo. A primeira coisa a fazer é estabelecer prioridades e identificar o que está fazendo você perder tempo.
A dica que dou é: veja como empreendedores de sucesso trabalham em equipe com o tempo deles. Muitos acordam cedo, fazem exercícios, possuem horários específicos para atender chamadas…Isso tudo é feito por conta de uma priorização das atividades.
3- Suas expectativas
Há quem desista depois de algum tempo por achar que suas expectativas não foram cumpridas. Conheço empreendedores que investiram em um projeto, fracassaram, foram para outro projeto e conseguiram o sucesso.
Desistir é confirmar uma derrota, enquanto persistir é dar uma chance para o sucesso. Pode ser clichê, mas é a verdade. Para evitar que você tenha grandes frustrações e perca tempo, que tal estabelecer metas de curto, médio e longo prazo? Através delas você conseguirá medir o desempenho de seu projeto e será capaz de fazer mudanças caso perceba que há algo de errado com o andamento dele.
4- Equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal
Equilíbrio é a chave, mas muitas pessoas não trabalham esse ponto. Na busca de construir algo de valor para sua família, elas acabam trabalhando demais e esquecem que a presença pode ser tão ou mais importante do que uma vida financeira confortável. O tempo que você dá para a sua família não é algo bom só para ela, é ótimo para você também.
Afundar a cabeça no trabalho pode causar estresse, seguido de falta de produtividade e criatividade. Para que você tenha um tempo livre recorrente para a sua família e o lazer, não deixe de exercitar dois princípios já falados: criação de metas e definição de prioridades.
Todos os itens citados neste artigo parecem óbvios, mas o óbvio nem sempre é levado em consideração e é por isso que você deve sempre se lembrar de que é preciso dominar estes obstáculos para começar um negócio do zero ou expandir ainda mais os seus negócios.
Por Alan Pakes, engenheiro de computação, é expert em empreendedorismo e marketing digital.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.