O Brasil precisa virar o jogo na Copa do Empreendedorismo

selecao
Brasil, o país do futebol, não é diferente. Quando é Copa do Mundo, o país para, pinta os rostos e as ruas e liga a TV, gritando e soltando fogos a cada gol. Mas será que torcida e a sorte seriam suficientes para classificar o Brasil quando o assunto é empreendedorismo? Será que os brasileiros teriam a mesma reação se estivem torcendo pelo ambiente de negócios?
Para você não esperar até o dia 13/07 para saber quem vencerá a Copa, a Endeavor antecipa os campeões das disputas em fatores fundamentais para o ambiente de negócios de qualquer país. E lembre-se: a copa do mundo do empreendedorismo acontece todo dia, então podemos (e precisamos!) sempre melhorar! Faça já suas apostas e confira os resultados a seguir.
As oitavas de final
Contrapondo o sucesso das seleções sul-americanas nos jogos, na Copa doEmpreendedorismo a maioria desses países não teve muito sucesso, e apenas o Chile conseguiu manter a posição de destaque.
No quesito de Acesso a Capital, que considera o potencial e as condições de fornecimento de crédito, a Nigéria continuou como a grande revelação e o México se beneficiou da posição desvantajosa de seus oponentes. Mas como era de se esperar de uma das economias mais fortes do mundo, os Estados Unidos ganharam com tranquilidade.

No pagamento de taxas e tributos, considerando as taxas e as condições e requisitos administrativos para o pagamento, realmente não há espaço para os sul-americanos e os europeus dominaram a disputa, com grande vantagem para a Suíça.

Para ver os países da América Latina (e mesmo os africanos) ganhando vantagem sobre os europeus, foi preciso olhar a perspectiva cultural e a intenção da população entre 18 e 64 anos de empreender nos próximos 3 anos. A final preocupa os brasileiros: Argentina e Colômbia. Pelo menos a vitória não ficou com nossos Hermanos! 

Brincadeiras à parte, não é preciso uma Copa do Empreendedorismo para notar que o Brasil, assim como outros países sul-americanos e africanos, está muito atrás na disputa por melhores condições para fazer negócios, destacando-se muito mais pela motivação de sua população. Quem sabe o clima de Copa não desperte a atenção para as oportunidades e o potencial do país para alcançar também mais progresso no ambiente de negócios!
*Gabriela Fernandez, da equipe de Pesquisa e Mobilização da Endeavor Brasil.
Fonte: Exame.com

Translate »