No fim de ano, 93% dos voos não podem atrasar

Com o esperado aumento de 7% no número de passageiros das companhias aéreas no fim deste ano na comparação com 2013, os 12 principais aeroportos do país terão novamente um esquema reforçado de funcionamento para atender a demanda estimada em 20 milhões de pessoas no período. A operação “Feliz 2015”, que ocorrerá entre os dias 10 de dezembro e 11 de janeiro, contará com um adicional de 20% dos funcionários públicos (incluindo Polícia Federal, Anvisa, Receita Federal e outros), sendo que o reforço de agentes da fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será de 87%. A meta é que os voos tenham 93% de pontualidade.
Segundo estimativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica, os dias com maiores fluxos de aviões deverão ser 19 de dezembro e 6 de janeiro. Neste período, a movimentação de aeronaves deve ser 6,53% superior ao à registrada no mesmo intervalo do fim do ano passado e começo deste. “Nos dias de pico teremos 700 mil pessoas circulando nos nossos aeroportos. Queremos garantir tranquilidade e segurança para os passageiros, como ocorreu durante a Copa do Mundo”, afirmou o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco.
Os aeroportos privatizados também terão reforço em suas equipes. De acordo com a SAC, o efetivo de funcionários dos operadores dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Natal (RN), Brasília (DF), Galeão (RJ) e Confins (MG) será aumentado em 5,7%. Também serão liberados mais espaços disponíveis para filas de embarque nesses aeroportos.
O secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho, destacou que o objetivo da operação é manter o ritmo de queda na quantidade de atrasos de voos durante as festas de fim de ano. Ele citou que, em dezembro de 2007, esse índice era de 29,9%, caindo para 14,8% no ano passado. “Nosso índice de atrasos hoje é de um terço do que existia em 2007 e esperamos que isso continue assim”, reforçou o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys.
Nesse período, as companhias aéreas também terão o compromisso de manterem balcões de check-in com ocupação máxima nos horários de pico e de deixarem aeronaves extras à disposição nos pátios dos aeródromos para tentarem chegar a uma meta de 93% de pontualidade. Em reunião realizada nesta terça com as autoridades do setor aéreo, as empresas também se comprometeram com a Anac a não praticarem o chamado “overbooking”, jargão do setor para a venda de assentos em quantidade superior à capacidade dos aviões.
“As tripulações e equipes em solo serão reforçadas durante toda essa temporada. Teremos um sistema de check-in no ar que continuará funcionando e processando os passageiros mesmo que haja uma queda na internet local”, prometeu o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz.
Aplicativo
Reclamação. A Secretaria de Aviação Civil vai lançar um aplicativo para os passageiros avaliarem os aeroportos de São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) e Brasília. Um piloto do aplicativo será testado entre 19 de dezembro e 6 de janeiro.
Do Jornal O Tempo.

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