Já passou da hora da sua empresa atuar no Facebook

Atenção empresário! Se você é daqueles que acha o Facebook é uma mera perda de tempo, ambiente para piadas de uso exclusivo de jovens, você precisa parar 5 minutos e ler essa reportagem.
Existem inúmeros argumentos capazes de mostrar como o Facebook virou um potente cartão de visita e um imenso balcão de negócios. Talvez um dos maiores do mundo! Para início de conversa, seguem cinco desses argumentos que mostram que já passou da hora da sua empresa atuar nesse campo:
1- De acordo com o Instituto Ipsos, 3 em cada 5 brasileiros interagem com as marcas por meio da rede social;
2- 67% dos brasileiros são influenciados por marcas ou ação de amigos no Facebook;
3- 44% curte uma marca ou empresa na rede social;
4- 41% lê continuamente conteúdos destas marcas.
O quinto é um depoimento de Antonio Barczinski, gerente de pesquisas do Facebook para América Latina*: “A pesquisa do Ipsos mostra que as pessoas consomem marcas dentro do Facebook mas, obviamente, desde que o conteúdo esteja alinhado com os interesses delas. Para isso, acreditamos que as empresas devam se envolver na criação de estratégias para conversão de vendas”.
A pesquisa mostra também que o Brasil é o país com maior interação entre consumidor e marca da América Latina. Quase 40% dos brasileiros têm o hábito de visitar as páginas das marcas preferidas. 36% leem os conteúdos. 44% curtem as postagens e 38% comentam ou compartilham as informações. Atualmente, há 52 milhões de usuários ativos diariamente no Facebook e os números não param de crescer. A rede social de Mark Zuckerberg já é o segundo site mais popular da internet, perdendo apenas (e por enquanto) para o Google.
Sabe aquela história do Oceano Azul? Pois é, na imensidão do Facebook, ainda existe muitos mares a navegar. Por isso, invista em empresas geradoras de conteúdos interessantes. Esqueça aquela velha ideia de ter um estagiário para atuar nesse campo. É hora de profissionalizar sua Fan Page e oferecer aos seus clientes e possíveis clientes um espaço para promoções, informações de qualidade e interação.
*em entrevista para o G1.
10 práticas para alavancar os negócios no Facebook
1 – Seja interativo, divertido e prestativo. Quando as pessoas curtem uma página, estão procurando por algum tipo de interatividade. Um bom usuário do Facebook oferece aos seus fãs links, aplicativos e conteúdos relevantes e envolventes.
2 – Incorpore vídeos. Não há motivo algum para mandar seus fãs ao YouTube se eles podem assistir a vídeos diretamente de sua página.
3 – Conecte seu Facebook com o “mundo lá fora”. Promova eventos por meio de fotos e updates, por exemplo.
4 – Crie concursos no Facebook. Concursos são divertidos e engajam as pessoas em torno de um serviço, produto ou causa. Além disso, atrai mais fãs.
5 – Integre o Facebook com práticas tradicionais de propaganda. Adicione a logo do Facebook em anúncios impressos ou promova concursos em outras mídias que levem as pessoas a acessar sua fan page online.
6 – Use o Facebook para aumentar sua lista de e-mails e vice-versa. Use a newsletter do e-mail para promover a fan page e a fan page para promover a newsletter, é uma via de mão dupla.
7 – Introduza novos produtos primeiro no Facebook. As pessoas que se inscrevem para receber notícias suas no Facebook, geralmente, são os mais fieis consumidores. Recompense-os dando informações em primeira mão e eles o ajudarão a divulgar para outras pessoas.
8 – Deseje boas vindas aos novos visitantes. Você precisa maximizar a porcentagem de pessoas que visitam sua página e clicam no botão “curtir”. Um meio de alcançar este objetivo é implementar uma página de destino ‘seja bem vindo’ que convida os novos visitantes a curtir sua página.
9 – Integre outras redes sociais ao Facebook. Muitas pessoas utilizam o site como porta de entrada na internet, assim, é importante compartilhar conteúdo de outros canais como YouTube e Twitter.
10 – “Curta” outras páginas. Lembre-se que mídias sociais são, claro, sociais. Ao “linkar” outras fan pages de parceiros, vendedores ou consumidores, os administradores destas serão avisados. Alguns deles podem decidir te curtir de volta e passar a compartilhar seu conteúdo, gerando mais fãs para o seu negócio.
Da Revista SINDLOC-MG.

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