Entidades do turismo comemoram aprovação da isenção de vistos

As entidades representativas do setor de turismo comemoram a aprovação do projeto de Lei 3161/15 que dispensa temporariamente o visto para estrangeiros que ingressarem no país até setembro de 2016. A avaliação do empresariado é que a medida influenciará no aumento do fluxo de turistas internacionais para o Brasil.
A expectativa da Associação Brasileira de Locadores de Veículos (Abla) é que a medida ajude a elevar a demanda por veículos locados no Rio de Janeiro e, em ritmo menor, nas cidades do futebol (Belo Horizonte, Salvador, Brasília, São Paulo e Manaus). “A locação para estrangeiros deverá atingir em média 10% do total de veículos alugados diariamente durante a Olimpíada” estima o presidente da entidade, Paulo Nemer.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Antonio Azevedo, a aprovação do projeto, que ainda será votado pelo Senado, pode evoluir para a flexibilização do processo de concessão de vistos. “Esperamos que este seja um primeiro passo em direção à flexibilização, a começar pela implementação do sistema eletrônico, já amplamente utilizado por destinos mundiais”.
A opinião de Azevedo é compartilhada pelo diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Flávio Peruzzi. “Esperamos que essa medida se torne permanente após a realização dos jogos”, comenta.
A isenção de visto, antiga reivindicação do setor, colabora para aumentar o número de visitantes estrangeiros na opinião do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio. Segundo ele, é mais um meio para fomentar o turismo e a economia brasileira.
A repercussão da iniciativa no fortalecimento do mercado doméstico é um dos efeitos positivos da medida, segundo avaliação de Luiz Eduardo Falko, presidente da maior operadora de viagens do país. Para ele, qualquer iniciativa de desburocratização de processos representa um grande avanço para o turismo receptivo.
Do Pantanal News.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.