Entenda como a pesquisa de mercado pode determinar o sucesso das suas vendas

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Entender as necessidades dos clientes é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, afinal, o bom atendimento e a qualidade do produto se baseiam na expectativa que os consumidores têm sobre eles. Para alinhar corretamente o plano de ação de sua empresa com esses fatores é preciso lançar mão de ferramentas como a pesquisa de mercado, o recurso mais eficiente quando se trata de traçar um perfil do consumidor. Isso acontece porque a pesquisa analisa o comportamento do cliente em diversas esferas, como a cultural, social e pessoal, fornecendo um amplo panorama sobre seus hábitos de consumo.

 
Sabendo disso, companhias de grande porte costumam investir muito dinheiro nas pesquisas, chegando até a contratar empresas especializadas no fornecimento de dados sobre o mercado. No entanto, quanto mais abrangente é a pesquisa, mais cara ela se torna e pode ser que, com tantos dados, o foco de seu estudo se perca, diminuindo a eficácia da pesquisa. Sendo assim, no caso das pequenas empresas, o melhor é desenvolver a própria pesquisa, voltando-a para métodos como entrevistas por telefone com clientes e pesquisas nas redes sociais. A análise dos dados pode ser feita com a ajuda do Google Analitcs.
 
Mas, como conduzir uma pesquisa sem ajuda e garantir sua eficácia? O primeiro passo é estabelecer uma questão fundamental que deve ser respondida ao final do estudo. A resposta para essa pergunta deve ser aquela que fornecerá a melhor solução para sua empresa, ou a que seja mais rápida, dependendo da situação. Existem algumas questões auxiliares que podem colaborar para que você descubra o máximo de informações úteis para a solução de sua pergunta. São elas: quem são seus clientes? O que eles estão comprando no momento? Por que estão comprando? O que faz com que eles comprem seus produtos?
 
A partir disso, tome cuidado com os gastos. Para diminuir os custos da pesquisa e aplicar os recursos em outras áreas de sua companhias, procure alternativas para complementar os dados. Você pode encontrar apoio em empresas que auxiliam empreendedores e também aproveitar informações de estudos recentes. Pense bem sobre a real necessidade antes de contratar pesquisadores, afinal, existem muitas fontes de informação disponível e com certeza esse será um custo a mais, embora os resultados possam ser mais bem elaborados.
 
Fonte: Portal Santander Empreendedor

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