Empreendedorismo: empresas de tecnologia estão entre os destaques

As empresas de tecnologia são as que mais vêm se destacando quando o assunto é inovação. E, para garantir que as ideias saiam do papel, a união entre ideias e investimentos tem sido um importante estímulo ao empreendedorismo.

Inovação nem sempre significa algo mirabolante. “Inovar é fazer diferente, mas esse diferente quem tem que perceber é o consumidor, o cliente final”, explica o consultor Osvaldo César Brotto. “Tem que ser algo que não existe no mercado”, reforça o especialista.
Muitas desta s ideias têm surgido por meio das startups, empresas com grande potencial e que nascem para atender uma necessidade ou resolver um problema, porém com poucos recursos e cuja solução muitas vezes depende da tecnologia. No Paraná, são cerca de 600, 90 delas na região oeste.
Um exemplo de startup é o projeto do empreendedor Marcos Granzotto para recompensar bons motoristas devolvendo valores gastos em uma compra. “A pessoa tem que gastar nas empresas parceiras, solicitar a recompensa, que vai sendo acumulada. Quando somar R$ 20, ele pode usar este valor, só pago se constatarmos que o condutor não cometeu nenhuma infração de trânsito no período”, observa.
Junto com as startups nasceu uma tendência de negócio chamada coworking, que na prática significa a redução de custos para empresas e profissionais de forma compartilhada. Em uma destas empresas em Cascavel, mais de 40 profissionais de diversas áreas dividem o mesmo espaço alugado pela quantidade de horas que precisam.
Além da economia, esta forma de trabalho também proporciona a troca de ideias e, muitas vezes, o surgimento de novos negócios. “Temos no mesmo lugar vários profissionais de várias áreas. A demanda de serviços acaba sendo gerada aqui e efetivada aqui. O pessoal que cuida do nosso marketing, por exemplo, encontramos aqui”, conta o arquiteto Felipe Bonassi.
Fonte: G1.com

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.