Descubra como conseguir feedbacks mais proveitosos dos clientes

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Embora ouvir críticas seja uma tarefa complicada, é essencial que o empreendedor aprenda a lidar com elas para que os atuais problemas do seu negócio se tornem oportunidades para crescer no mercado. No entanto, como você pode aprimorar sua empresa se seus clientes têm o hábito de dar feedbacks genéricos, nos quais você não consegue identificar o motivo da sua reclamação?
Ainda que não sejam muito específicas, estas críticas são tão importantes quanto às demais, afinal elas podem indicar fatores que você não estava nem levando em consideração ao realizar os últimos investimentos na sua franquia. Para que você possa assimilar e agir com base nestas avaliações de modo mais preciso, veja como você pode ouvir dos consumidores do seu negócio feedbacks mais proveitosos:
1 – Entenda quem consome seu produto: conhecer os gostos e vontades dos seus clientes é essencial para compreender suas reclamações, afinal nem sempre as preferências deles serão semelhantes às suas. Por isso, sempre que quando você e sua equipe voltarem a revisar os conceitos por detrás do seu negócio, assim como quando considerarem repensar a identidade visual dele, lembrem-se do que chamaria a atenção das pessoas que você atende. O mesmo vale quando alguém criticar seu site, por exemplo, falando que ele é muito verde. Pense se essa observação diz respeito apenas a ela ou se reflete o pensamento de grande parte da sua clientela.
2 – Demonstre interesse: para que você possa de fato entender o que um comentário como “isso aqui não está muito bom”, você não pode apenas ouvir calado. Se você quer observações com as quais você pode trabalhar, pergunte o motivo, peça que ele dê mais detalhes sobre sua opinião. Além de estreitar sua relação com os consumidores, você consegue planejar estratégias melhor embasadas para dar conta destas críticas.
3 – Responda seus comentários: às vezes, os clientes interpretam como primeira necessidade alterações que não são tão imediatas. Por isso, é importante deixar claro para eles que você ouviu seus conselhos e que gradualmente as alterações serão feitas. Ou então assuma a responsabilidade de levar esta observação para a próxima reunião para que você e sua equipe possam discutir como dar conta dele. O essencial é mostrar que você quer saber sua opinião, afinal seu objetivo é servir seus consumidores cada vez melhor.
Fonte: Portal do Empreendedor Santader

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