Corrida para substituir os cartões

Em uma tentativa de substituir os cartões de crédito e débito físicos, o Google apresentou um sistema de pagamentos que permitirá o uso de celulares com Android para pagamento de compras em 700 mil lojas nos Estados Unidos. A ferramenta, que pode chegar em breve ao Brasil, foi apresentada no principal evento anual da empresa, realizado na semana passada, em São Francisco.
O Android Pay, como foi intitulada a tecnologia, usa a tecnologia NFC (para transmissão de dados entre aparelhos próximos), com a qual grande parte dos smartphones atuais vem equipada.
O sistema também é usado no Apple Pay – análogo da rival que foi introduzido no mercado norte-americano antes, no fim do ano passado. Para fazer um pagamento, o usuário deve ter as informações do cartão cadastradas na conta do Google. Depois, é preciso aproximar o smartphone do sensor, localizado no caixa de um supermercado, por exemplo, e confirmar a compra – por meio de senha ou da leitura de impressão digital nos aparelhos compatíveis.
O executivo responsável pela coordenação do projeto na companhia, Prakash Hariramani, disse que o padrão não deve tardar para ser levado a outros países, incluindo o Brasil. Mas a implantação deve começar por Canadá e mercados na Europa ocidental, como o Reino Unido.
“vendedor está pronto”. No Brasil, as operadoras de pagamentos Cielo e Rede oferecem máquinas equipadas com a tecnologia NFC. Segundo Luiz Henrique Didier, diretor de inovação da Cielo, o Brasil está pronto para a entrada das empresas de tecnologia no mercado: a maior parte das máquinas da empresa tem NFC (1,4 milhão do total de 2 milhões) e, em até dois anos, todas estarão atualizadas. Com um cartão norte-americano, várias pessoas já fizeram pagamento no Brasil por meio do Apple Pay, conta. “O vendedor está pronto. O que falta é a Apple e o Google falarem com os bancos”.
Flash
Negócios. Para funcionar, os mecanismos dependem da participação das instituições emissoras dos cartões, já que são eles que autorizam o pagamento.
Do O Tempo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.