Conheça os principais desafios dos franqueados

duvidas

 
Muitas pessoas preferem investir em franquias por serem menos arriscadas e precisar de menos conhecimento administrativo do que um negócio próprio. Entretanto, mesmo que as franquias já tenham um modelo fixo de negócios, estratégias e campanhas, ainda existem diversas outras questões com que o franqueado deve se preocupar.
Antes de qualquer coisa, é essencial que a pessoa tenha o mínimo de conhecimento em termos financeiros e jurídicos. Mesmo que você pretenda contratar funcionários de RH e gestão, é imprescindível que você entenda o que é fluxo de caixa, linha de crédito, volumes de venda, etc. O proprietário deve entender, por si só, o que os números e palavras nos relatórios no fim do mês significam.
O franqueado também deve desenvolver a sua capacidade de planejamento, assim como saber agir como um empresário. Independentemente do negócio, criar metas e ter um controle dos planos é o segredo para um empresário de sucesso. Entender como está o andamento da sua franquia é importante para arrumar exatamente o que precisa de ajustes. Dessa forma, você não desperdiça tempo naquilo que não é necessário e otimiza as suas operações.
Além disso, o franqueado precisa ter disciplina e saber seguir regras. A partir do momento que ele decidiu participar de uma rede de franquias, ele deve saber se moldar às estratégias e normas que a matriz impõe. Obviamente, o proprietário da franquia pode oferecer dicas e fazer algumas adaptações – entretanto, é crucial que ele entenda que existem regras a serem respeitadas. A disciplina também é importante na vida pessoal: a partir do momento que você se torna o seu próprio chefe, terá que abrir mão de outras coisas. Se alguém tiver que ficar além do horário do expediente no escritório, provavelmente essa pessoa será você.
O mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, é essencial que você saiba como contornar os problemas que surgirem durante a sua jornada como franqueado. Conhecendo essas dicas, enfrentar esses desafios será muito mais fácil. Boa sorte!
 
Fonte: Portal Empreendedor do Santander

Translate »