Brasília é o segundo principal destino de turistas na Copa

A capital federal é o segundo principal destino dos turistas brasileiros e estrangeiros na Copa do Mundo. Do começo do Mundial, dia 12 de junho, até o jogo França e Nigéria, dia 30 de junho, 34,5 mil pessoas de mais de 84 nacionalidades diferentes e 26 estados brasileiros foram atendidas nos CATs (Centros de Atendimento ao Turista), da Secretaria de Turismo do DF. O número representa quase um quarto dos atendimentos feitos em 2013.
— As projeções que o Ministério do Turismo fez de que 490 mil turistas viriam para Brasília, e que a cidade estaria entre as cidades que mais despertariam o interesse do turista estrangeiro estão se confirmando. Ouvimos os elogios dos turistas a nossa cidade todos os dias, destacou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.
A cidade, que tem recebido os visitantes de braços abertos, aproveita a oportunidade para se revelar ao mundo. — Nunca tinha visto nada parecido. Realmente é uma cidade diferente. Achei Brasília bem arborizada e acolhedora, disse o advogado Fábio Pizolatto, 38 anos, ao conhecer a Praça dos Três Poderes. Morador de Santos (SP), ele está na capital com um amigo.
O professor de inglês Bart Deheegher, 43, desembarcou na cidade com a família, que veio dos Estados Unidos há um mês. Após subir ao mirante da Torre de TV, ele falou do seu encantamento pela cidade.
— A vista lá de cima é fenomenal. Dá para ver a beleza de toda a cidade. Gostamos bastante, é tudo diferente e planejado.
A professora Tereza Mata, 36, é de Salvador e está em Brasília pela primeira vez. Ela se surpreendeu com a organização do trânsito.
— Fiquei realmente impressionada com a educação dos motoristas com os pedestres. Tenho visitado pontos turísticos a pé e vi que aqui eles respeitam a faixa de travessia. Achei a mobilidade urbana um diferencial para os turistas.
Catedral é o ponto turístico mais visitado
Entre os pontos turísticos mais visitados está a Catedral. O templo foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1958. O engenheiro canadense Daniel Fowler, 33, visita o Brasil pela terceira vez e ficou encantado com o local.
— As obras de Niemeyer são fantásticas. Sou um apreciador do trabalho dele.
A colombiana Angela Muniz, 30, não parava de fotografar o monumento.
— Quero mostrar tudo para minha família e para os meus amigos, contou a fisioterapeuta.
Além de Brasília, ela também conheceu o Rio de Janeiro, onde assistiu à partida entre Colômbia e Uruguai, no Maracanã.
— Vou aproveitar para conhecer o estádio Mané Garrincha, estou curiosa. Quero saber qual é o mais bonito.
Do R7, com informações da Agência Brasília

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.