Alta tecnologia é atração principal do Salão de Tóquio 2015

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O Japão destaca-se por investir em tecnologia de comunicações e informática e, não por coincidência, conquistou a posição de trânsito urbano e rodoviário entre os mais seguros do mundo. A cultura nipônica merece destaque por planejar longamente, avaliar tudo o que pode dar errado e, só então, executar com firmeza e prazos cumpridos à risca.
Pela limitação de espaço viário, desenvolveu legislação veicular específica: só lá, por exemplo, existe a categoria chamada kei-jidosha (carro leve, em tradução literal do japonês) que recebe vantagens tributárias e de custo de seguro.
Exigem-se comprimento e largura máximos de 3,40 m e 1,45 m, respectivamente, além de motor de 660 cc, para ficar livre da obrigatoriedade de garagem, ativo bastante caro no limitado solo japonês. Nos demais modelos a largura também é tributada à parte.
Carros importados sempre sofreram algum tipo de cerceamento, chamadas barreiras não tarifárias. Isso mudou com o os recentes acordos de livre comércio. Tanto que marcas europeias e americanas voltam agora ao bienal Salão do Automóvel de Tóquio, que acontece entre os próximos dias 29 de outubro e 14 de novembro (17 dias, tão longo como o de Paris).

Divulgação

Salão de Tóquio atrai por conta da alta tecnologia investida em tecnologia e informática

Novas opções de mobilidade

Uma das atrações é o projeto temático Smart Mobility City (Cidade com Mobilidade Inteligente, ou SMC em inglês). Trata-se de um enorme pavilhão para representar uma cidade fictícia, porém real em alguns pontos: visitantes poderão testar protótipos de direção autônoma e antever avanços da mobilidade individual no futuro. Apesar de sistemas coletivos de transporte funcionarem muito bem por lá, o Japão sabe que nada substitui a liberdade motorizada, seja com unidades a combustão interna, híbrida ou elétrica.
A experiência gente-carro-cidade promete sensações inéditas na exibição. Novos meios de locomoção, estilo de vida, mudanças sociais e de valores se juntam às próximas gerações de veículos. Os organizadores atraíram fabricantes de autos e companhias dos setores privado e público envolvidas em telecomunicação, meio ambiente, energia, desenvolvimento urbano, construção civil e materiais avançados para demonstrar produtos, tecnologias, sistemas e serviços de ponta.
Mais impressionante será a Estação Principal, no centro SMC. O local apresentará tecnologias e meios avançados de transporte. As pessoas poderão dirigir veículos de micromobilidade (apenas um lugar para o motorista) e inclusive sair do pavilhão para estender a avaliação.
A segunda estação é o Laboratório de Pesquisa de Mobilidade Pessoal. De acordo com os organizadores, as instalações reproduzem a busca incessante pela coexistência harmoniosa entre veículos e pessoas. De forma inédita, se realizarão testes de forma contínua no seu interior e quem quiser opinar ou colaborar com sugestões terá atenção especial.
Última parada foca nos laboratórios de tecnologia de comunicações e informática, porém amplia o escopo para Energia e Entretenimento. Haverá demonstrações e testes com carros de direção autônoma em área espaçosa no teto do prédio que abriga a exposição. A SMC está em sua terceira edição (começou em 2011) e agora se transforma em polo de atenção para visitantes do país e do exterior.
Fonte: UOL Carros

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