10 maneiras para melhor sua criatividade no trabalho

criatividad

 
Que tal transformar seu ambiente de trabalho em algo mais criativo? Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
A criatividade não é apenas para “criativos”. Pelo contrário, é uma ferramenta mental, valorizada pessoas de todas as áreas.
Muitos acreditam que é a chave para o sucesso do negócio, mesmo que a palavra tenha se tornado saturada.
Se você está se sentindo sem inspiração ultimamente, não tenha medo: A pesquisa mostra que a criatividade pode ser aprendida, como qualquer outra habilidade.
Todo mundo tem esse potencial, mas nem todo mundo doa tempo e esforço para transformá-la em uma força.
Confira algumas dicas para despertar a criatividade no trabalho.

#1. Tenha um hobby, qualquer hobby

Você não deve esperar produzir boas ideias, se você parou de evoluir juntos com elas.
Os hobbies podem melhorar muito suas habilidades criativas. Você também vai canalizar a energia criativa para o seu trabalho, o que afeta a forma como você aborda a resolução de problemas e concepção.
Investir em atividades criativas após o trabalho com a sua equipe também é uma ideia.
Você também pode transformar essas sessões em uma hora semanal de criatividade, durante um dia da semana, onde sua equipe pode resolver problemas usando esses meios criativos.

#2. Separe um tempo para encontrar inspiração

É assustadoramente fácil ficar preso à mesma rotina diária. Se expor à experiências para inspiração é fundamental para novas ideias, e evitar os velhos erros.
Procure trabalhos on-line de líderes de pensamento da sua área, leia um romance, desenhe livremente, converse com um amigo ou passeie.
Você também deve impor um bloqueio criativo. Se você reservou 2 horas todas as terças às 15h, você terá pelo menos 8 horas por mês para 2 novos projetos de trabalho.

#3. Aprenda a lidar com as falhas

Estando você em uma posição de poder ou não, cultive uma cultura que recompensa a criatividade e tomada de riscos.
A natureza humana se recusa regularmente as ideais mais inovadoras propostas.
Mas é fundamental que brainstorms e discussões ocorram com um sentimento de confiança, não com medo do ridículo ou da rejeição.
Além disso, quanto mais cedo você aceitar o fato de que nem toda ideia será bem sucedida, mais você poderá produzir ideias.

#4. Tenha algo para escrever

Algo mágico acontece quando você coloca a caneta no papel.
Escrever uma ideia pode ajudar a transformá-la em algo substancial, se essa ideia tiver a forma de um desenho rápido, a cor ou o adjetivo perfeito.
Isso pode ser vital para o processo criativo, especialmente para o trabalho visual. Se uma ideia vem a você, esboça-la fisicamente pode fazê-la ficar melhor e enriquece-la.
Considere também o mapeamento mental, que ajuda a formar conexões entre ideias.
Separe algum tempo para colocar as ideias no papel.
Separe algum tempo para colocar as ideias no papel.

#5. Tenha um arquivo da ideia em execução

Quando você encontrar ideias interessantes, jogue em um arquivo de texto.
Você pode avalia-las a cada 2 semanas e ver se algo chama a sua atenção. User o Google Docs, o iCloud, ou até mesmo Post-Its.

#6. Faça brainstorm de forma inteligente

Em primeiro lugar, reuniões de equipe não têm necessariamente que acontecer no ambiente do escritório.
Em segundo lugar, em vez de ficar atolado com detalhes triviais, pegue as grandes ideias, mesmo que você não possa expo-las totalmente. Esqueça a autoconsciência, pois você nunca sabe o rumo que a conversa terá.
Mesmo ideias improvisadas podem se tornar grandes – contanto que você não as descarte prematuramente.

#7. Adote uma interação interdepartamental

Com alguma limitação, colocar maçãs e laranjas em conjunto poderá ser extremamente benéfico quando se tenta conjurar novas ideias e abrir limites de uma descrição do trabalho.
Quem pode dizer que a equipe de produto não pode contribuir para o editorial?
Particularmente as startups, dão a todos a oportunidade de analisar e responder perguntas e solicitações que vão gerar mais ideias.
Estabeleça um quadro on-line, tanto para sua equipe quanto para toda a equipe, dando todas as partes uma noção melhor da cultura da empresa e a construção de uma força intra-empresarial.
Um sentido saudável de concorrência, relacionada ao trabalho ou não, também pode elevar a criatividade no escritório para outro nível, uma vez que situações desafiadoras, muitas vezes provocam um maior número de ideias novas.
Mas seja razoável: A má vontade é a última coisa que você está tentando despertar.

#8. Deixe as pessoas escolherem seus ambientes

Há uma boa quantidade de debate sobre layouts de escritório abertos e fechados. Por que não oferecer as 2 coisas?
Isso permitirá que alguém escolha o ambiente mais adequado para o trabalho, se é uma mesa mais silenciosa para alta concentração ou um espaço maior, com mais ruídos de ambiente de colaboração.
Se os funcionários fazem o seu melhor trabalho desta forma, não importa onde eles estão no escritório.
Dê as pessoas o estilo de trabalho que elas preferem.
Dê as pessoas o estilo de trabalho que elas preferem.

#9. Injete um pouco de cor

O Google não tem escritórios coloridos  e mágicos apenas para ser excêntrico.
Você não precisa ter uma quadra de basquete no escritório, mas ter um espaço vibrante para o trabalho criativo pode ajudar.
Ou até mesmo trazer algo inspirador para sua mesa, seja uma fotografia emoldurada, um vaso de plantas ou uma estatueta do Chewbacca. Inspirar sua personalidade em seu espaço de trabalho ilumina o escritório e promove um diálogo – não é apenas uma coisa estranha.

#10. Enterre o código formal de etiqueta

Não há nenhum mal em deixar o código de vestimenta espelhar seus funcionários do tipo de criatividade que você gostaria de vê-los produzir.
Permita que seus funcionários tirem a criatividade do armário em casa para a sua mesa de trabalho.
Isso é uma coisa boa, desde que sua roupa não coloque em pauta a imagem da sua empresa, como não se vestir adequadamente para uma reunião com o cliente.
___
Este artigo foi adaptado do original, “10 Ways to Spark Creativity in the Workplace”, do Mashable.
 
Fonte: Jornal do Empreendedor

Translate »