Vendas de veículos desabam em junho e concessionárias pioram projeções

brazil-autos-anfavea-maio

As vendas de veículos novos no Brasil despencaram em junho sobre um ano antes, atingidas por fraqueza na confiança do consumidor que tem encontrado ofertas reduzidas de crédito para financiamentos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (2) pela associação que representa concessionárias, Fenabrave.
Segundo a Fenabrave, o segmento de carros e comerciais leves apurou quedas de 9,8% nos licenciamentos de junho ante maio e de 18,2% no comparativo anual. Já as vendas de caminhões recuaram 17% sobre o mês anterior e caíram 18,2% em relação a junho de 2013.
Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em junho somaram 263,59 mil unidades, queda de 10,15% sobre maio e baixa de 17,3% sobre o mesmo mês de 2013.
MAIS PESSIMISMO
O desempenho acentuou a queda nas vendas que vinha sendo registrada neste ano, até maio, para um recuo de 7,56% no primeiro semestre, a 1,663 milhão de veículos.
A situação motivou a entidade a rever suas projeções para baixo. A expectativa para vendas de carros e comerciais leves passou de queda de 3,5% este ano para queda 7,75%. Já a previsão para caminhões e ônibus passou de alta de 1,63% para queda de 14,07%.
Os dados foram divulgados dois dias depois que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a prorrogação até o final do ano de alíquotas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre veículos.
A prorrogação ocorreu como forma de ajudar o setor a evitar uma queda ainda maior nas vendas, já que as alíquotas subiriam na terça-feira, retornando a seus patamares normais.
 
Fonte: UOL CARROS

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.