Um em cada quatro motoristas em São Paulo está com a carteira vencida

No estado de São Paulo, de cada quatro motoristas, um está com a carteira vencida. No trânsito, uma pergunta deixa muito motorista confuso.
Bom Dia Brasil: Você lembra quando vence a sua carteira de motorista?
Motorista: Não
O documento está sempre ao alcance. Mas nem todo mundo repara na data de validade.
Bom Dia Brasil: O senhor ficou quanto tempo com a carteira vencida?
Motorista: Quase um ano.
É uma situação muito comum. Segundo o Detran, de cada quatro carteiras de habilitação no estado de São Paulo, uma está vencida. Quem não renova o documento dentro do prazo, deixa de passar por um procedimento muito importante: o exame médico, que avalia se o motorista ainda tem condições de continuar dirigindo.
A CNH vale por cinco anos para motoristas com até 65 anos. A partir dessa idade, o prazo cai para três anos. A especialista em transportes Magaly Romão diz que a avaliação periódica ajuda a garantir a saúde do motorista, além de evitar acidentes.
“Às vezes uma simples labirintite que a pessoa tenha por causa de outra disfunção e ele não sabe que tem. Então é importante a gente estar avaliando esse condutor porque isso pode ser um fator causador de acidente”, afirma Magaly Romão, especialista em transportes.
De quase 22 milhões de carteiras de habilitação, pouco mais de cinco milhões não foram renovadas. Esse número inclui motoristas que não dirigem mais e muitos outros que rodam em situação irregular. Por dia, são aplicadas cem multas no estado por causa disso. Antônio já pagou pelo esquecimento. Ele andou três anos com a carteira vencida. Só descobriu quando foi abordado pela polícia.
Antônio Nogueira Júnior, eletricista: Eu não tenho tempo para fazer isso e não sei quando que vou fazer, mas eu preciso fazer urgente.
Bom Dia Brasil: Enquanto isso está sem carteira?
Antônio Nogueira Júnior: Enquanto isso eu dirijo sem carteira.
Quem dirige com o documento em dia, sabe como isso é importante.
“Todo mundo está arriscado com esse trânsito que está acontecendo, arriscado a bater o carro. E se você não tiver a sua carta em ordem piorou”, diz Neusa Bonadio, psicopedagoga.
Dirigir com a carteira vencida é infração gravíssima. A multa é de quase R$ 200, além de sete pontos na carteira. Em caso de flagrante, a carteira e o veículo são apreendidos.
Do Bom Dia Brasil.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.