Toyota faz recall ‘parcial’ do Corolla

A Toyota do Brasil anunciou nesta terça-feira, 17, novo recall para 28.148 unidades do sedã Corolla por defeito no sistema do airbag. Há riscos de deflação inadequada da bolsa, mas, por não ter a peça disponível, o conserto só ocorrerá em novembro. O componente será desativado e, até lá, a empresa sugere aos proprietários que não levem passageiros no banco de carona, onde está a bolsa defeituosa. O consumidor terá de comparecer duas vezes à revenda autorizada. Nessa primeira etapa da convocação, iniciada hoje, os concessionários vão apenas desativar o módulo e colocar um selo de alerta no painel.
A partir de 3 de novembro, a nova peça que será enviada pela matriz japonesa vai ser instalada e o sistema será reativado. O problema envolve airbags fabricados pela Takata, que já gerou recall de milhares de veículos em vários países. Os modelos envolvidos nesse recall foram fabricados entre maio de 2002 e agosto de 2003, das versões XEi e SEG. Segundo a Toyota, a deflagração inadequada da bolsa em caso de colisão frontal do veículo pode causar danos materiais e lesão física ao passageiro. “Em casos remotos, há risco de incêndio e possíveis lesões graves até mesmo fatais aos ocupantes do veículo”, alerta nota da montadora.
Segunda chamada
A Toyota já havia realizado recall para esses mesmos modelos Corolla, em abril do ano passado, mas alega “inconsistência na numeração de série das peças empregadas”, por isso está fazendo nova campanha. Em razão da duplicidade da convocação, a Fundação Procon-SP notificou a montadora para esclarecimentos que devem ser prestados num prazo de dez dias. A Toyota informa que os proprietários dos veículos que tiveram a substituição da peça defeituosa na campanha anterior não precisam comparecer novamente.
O recall do ano passado foi feito em vários países por diversas montadoras, entre as quais Honda, Nissan e Mazda, além da Toyota. A primeira leva de convocações envolveu cerca de 3,4 milhões de veículos em razão do defeito nos sistemas de airbags fornecidos pela também japonesa Takata.
Chrysler
A Chrysler do Brasil também convocou nesta terça donos de 221 modelos Jeep Grand Cherokee, anos 2002, 2003 e 2004, todos importados, para que seja realizada a instalação de um componente no circuito do módulo do airbag. Nesse caso, a fabricante é a americana TRW. A empresa informa ter identificado que o módulo de controle do airbag poderá acionar inadvertidamente o airbag frontal, o airbag de cortina e o pré-tensor do cinto de segurança. Há riscos de ferimentos no motorista e demais ocupantes do veículo, além de uma possível “perda de dirigibilidade e consequente colisão, ameaçando a saúde e segurança de outras pessoas”.
Do Estadão.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.